Na tarde do terceiro dia do ENF 2025 os workshops deram continuidade as suas atividades. Com temas variados as palestras foram oportunidades para reflexões profundas, formação espiritual e troca de experiências, reafirmando a importância do serviço em diversas áreas de atuação da RCCBRASIL.
Ministério de Fé e Política
Mércia Silva, coordenadora nacional do Ministério de Fé e Política, abriu o workshop com uma partilha impactante, onde explicou que o Senhor pedia que ela dissesse ao Ministério: ‘vocês precisam voltar para mim de todo coração para que cumpram com justiça e fidelidade a missão que eu vos confiei’. Em seguida ela trabalhou o tema “O que Deus espera de nós?” (2Cr 6,38-39), onde destacou: “Precisamos ser os melhores onde estivermos, como Jesus espera de nós. Só assim alcançaremos um país politicamente batizado no Espírito Santo.”
Tesoureiros, Conselho Fiscal e Semeadores
Conduzido por Maristella Teixeira, coordenadora nacional do Conselho Fiscal da RCCBRASIL, o workshop começou com um momento de louvor. Maristella reforçou que fiscalizar é mais do que supervisionar – é cuidar e auxiliar, Aguda com amor e discernimento no Espírito Santo. “Somos escolhidos pelo mesmo Espírito que discerne nossos líderes, e nosso papel é zelar pelo que foi confiável, com autêntico zelo e responsabilidade.”
Ministério para Religiosas e Consagradas Celibatárias
Sob o tema “Vivendo com Jesus o caminho para a fraternidade e comunhão” (Jo 1,13), o workshop tratou da importância da vida comunitária para a santificação. Irmã Sandra Mara de Paula Bandeira, coordenadora nacional do Ministério emocionou os participantes ao compartilhar seu testemunho vocacional, declarando: “Jesus me chamou a esta vocação, e aqui me realizo convocado ao meu amado nos meus irmãos.”
Profissionais do Reino
Luís Fernando trouxe uma reflexão sobre liderança cristã com o tema “A liderança aos moldes de Jesus, nosso bom Pastor” (Sl 22). O ponto central da formação foram os desafios da missão de ser um profissional do Reino e contribuiu com um momento de escuta ao Senhor, que reafirmou: “Eu sou o bom Pastor, dou a vida por minhas ovelhas.”
Ministério de Formação
Edson, coordenador estadual da formação no Rio Grande do Norte, abordou a “Paternidade Espiritual”. Ele comparou a formação na RCCBRASIL a uma pérola preciosa, fruto do trabalho coletivo. “Um bom formador é aquele que ama como Deus ama. O amor potencializa os carismas, e não podemos ser apenas técnicos; precisamos de corações cheios de amor para formar com eficácia.”
Ministério de Música e Artes
Luís Cláudio, membro do núcleo nacional do Ministério de Música e Arte, enfatizou que a arte na RCCBRASIL é uma ferramenta de evangelização e esperança. “Quando os servos não assumem seus ministérios com seriedade, as pessoas deixam de ser evangelizadas. Nossa missão como músicos e artistas é servir, e não buscar destaque.”
Ministério de Promoção Humana
Luana Gabryelly, presidente do Conselho Estadual da RCC Ceará, falou sobre a missão dos agentes de promoção humana. “Somos instrumentos do amor e da misericórdia de Deus, e nossa alegria deve refletir a presença do Senhor em nosso serviço.”
Esses são apenas alguns das dezenas de temas e assuntos tratados nos workshops deste ano. Com eles se encerraram a parte de formação específica para os ministérios do ENF 2025. Cada momento foi um convite ao serviço fiel, inspirado pelo Espírito Santo, para que os participantes retornem às suas comunidades renovados e comprometidos com a missão de evangelizar.