O sábado (13) foi um dia de festa na diocese de Pamplona. A tradicional Javierada, evento religioso que reúne centenas de pessoas no Castelo de Javier, foi marcada pela participação dos jovens estrangeiros que estão na região por ocasião da JMJ. O grupo de missionários da RCC também esteve presente. Vindos dos povoados de Zizur Maior, Peralta, Mendavia, Elizondo e da cidade de Pamplona, os brasileiros puderam interagir entre si e, principalmente, com pessoas de outros lugares do mundo.
A programação começou pelas 8h da manhã com a caminhada até o castelo. Cantando e rezando o terço, os cerca de 3 mil jovens foram convidados a meditar sobre a temática das missões. Tal assunto foi trabalhado durante o percurso através de reflexões sobre a vida de alguns santos e beatos da Igreja: São Francisco Xavier, Santa Terezinha, Madre Teresa de Calcutá, Chiara Luce e João Paulo II.
Na chegada ao local do evento, aconteceu a Santa Missa celebrada pelo bispo de Pamplona e Tudela, Dom Francisco Perez, e co-celebrada por padres de diversos países. Na seqüência, o Santíssimo Sacramento foi levado para a paróquia de Javier, onde ficou exposto. Até o final do dia, jovens se revezavam em adoração.
O período da tarde foi marcado pelo Festival das Nações no qual os países presentes se apresentavam com músicas e danças típicas. Apesar do sol forte e do calor, os jovens mantiveram a animação durante todo o dia, promovendo uma verdadeira celebração.