Javierada: uma festa entre as nações

Javierada: uma festa entre as nações

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

 

O sábado (13) foi um dia de festa na diocese de Pamplona. A tradicional Javierada, evento religioso que reúne centenas de pessoas no Castelo de Javier, foi marcada pela participação dos jovens estrangeiros que estão na região por ocasião da JMJ. O grupo de missionários da RCC também esteve presente. Vindos dos povoados de Zizur Maior, Peralta, Mendavia, Elizondo e da cidade de Pamplona, os brasileiros puderam interagir entre si e, principalmente, com pessoas de outros lugares do mundo.

A programação começou pelas 8h da manhã com a caminhada até o castelo. Cantando e rezando o terço, os cerca de 3 mil jovens  foram convidados a meditar sobre a temática das missões. Tal assunto foi trabalhado durante o percurso através de reflexões sobre a vida de alguns santos e beatos da Igreja: São Francisco Xavier, Santa Terezinha, Madre Teresa de Calcutá, Chiara Luce e João Paulo II.

Na chegada ao local do evento, aconteceu a Santa Missa celebrada pelo bispo de Pamplona e Tudela, Dom Francisco Perez, e co-celebrada por padres de diversos países. Na seqüência, o Santíssimo Sacramento foi levado para a paróquia de Javier, onde ficou exposto. Até o final do dia, jovens se revezavam em adoração.

O período da tarde foi marcado pelo Festival das Nações no qual os países presentes se apresentavam com músicas e danças típicas. Apesar do sol forte e do calor, os jovens mantiveram a animação durante todo o dia, promovendo uma verdadeira celebração.

Confira a Galeria de Fotos

Veja também

Missões
Retrospectiva missionária: atravessando fronteiras para anunciar
Missões
Um pedaço do Céu está passando por aqui
Missões
Dom Orani Tempesta aprova plano de missão da RCC na JMJ 2013
Missões
Papa pede orações por uma América Latina missionária
Missões
Pré-ENJ: jovens evangelizam no Rio de Janeiro
Missões
Maceió recebe a “Missão Alagoas” a partir deste sábado