A beata Elena Guerra, em uma de suas falas, afirma que “nossa alma não pode ter melhor amigo do que o Espírito Santo”. Assim, nasceu, viveu e deu testemunho para todos nós o norte-americano do estado do Texas chamado Haroldo Joseph Rahm.

No dia 22 de fevereiro do ano 1919, veio ao mundo o pequeno Haroldo. Seus pais não imaginavam o quão seria importante sua vida para todo um país. Ele recebeu o chamado à missão um pouco antes da 2ª Guerra Mundial, quando servia ao exército. Respondendo à sua vocação religiosa, dedicou a vida ao serviço do próximo.

Já no início da sua caminhada, ainda nos Estados Unidos, Padre Haroldo dedicava-se aos cuidados dos jovens, especialmente na fronteira do seu país com o México. O jovem sacerdote tinha atenção especial para os trabalhos sociais. Em 1965, o jesuíta chega ao brasil, naturalizando-se brasileiro em 1968. A partir disso, emprenhou-se em desenvolver obras sociais aliando-se com outros sacerdotes.

Em 1969, Padre Haroldo abre ao Brasil as portas para uma nova experiência religiosa: o Batismo no Espírito Santo. Sendo assim, um dos percussores da vivência carismática no território brasileiro. A partir deste passo, o Movimento Renovação Carismática Católica foi se espalhando pelos estados. Em 1975, criou a conhecida Experiência de Oração, potencializando a difusão da experiência carismática.

Dentre alguns jovens sacerdotes que vivenciaram essa experiência de conhecer o Batismo no Espírito Santo com o jesuíta foram Mons. Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova, e Pe. Eduardo Dougherty, fundador da Associação do Senhor Jesus. Ambos, grandes propagadores da RCC por meio dos sistemas de comunicação.

Além de sua importância para a Renovação Carismática Católica, outro destaque de sua vida foi o exemplar trabalho com os dependentes químicos, do qual fundou o Instituto Haroldo Rahm que acolhe jovens em busca de um novo começo. Conhecido como o “terrível jesuíta”, viveu uma vida de intensidade com o Espírito Santo e principalmente testemunhou com história. Seu livro, “Batismo no Espírito Santo”, o primeiro sobre este tema no Brasil é um best seller.

A Família Carismática é grata por tanto empenho na evangelização e na propagação da Cultura de Pentecostes e levará para sempre o seu exemplo.
Confira abaixo a última entrevista concedida a RCCBRASIL gravada na Arena Barueri em virtude do evento Cenáculo de Ouro promovido pela RCC SP, em setembro de 2019.

 

{youtube}G1PIz0G6qPw|560|315|1{/youtube} 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.