Aconteceu neste último fim de semana, de 26 a 29 de abril, a Formação Integral de Jovens (FIJ), assessorados pela equipe de trabalho local do Ministério Jovem em Ipatinga/MG, diocese de Itabira Coronel Fabriciano. O retiro é promovido pelos jovens da Renovação Carismática Católica há 17 anos na cidade, hoje em todas as regiões da diocese. As sessenta vagas oferecidas foram preenchidas.

O retiro é voltado para jovens já na caminhada nos Grupos de Oração da RCC. Seu roteiro aborda a formação integral do jovem compreendida em cinco dimensões: psicoafetiva (processo de personificação), psicossocial (processo de integração), mística (processo teológico/espiritual), sócio-política­ecológica (processo de participação/conscientização), capacitação técnica (estudo e conhecimentos práticos para a vida humana). Estas são as mesmas orientações atuais da Igreja no Brasil, indicadas no documento 85 da CNBB, “Evangelização da Juventude, desafios e perspectivas pastorais”, publicado no ano de 2007.

Desta forma, a formação integral envolve a pessoa como um todo, superando fragmentalismos aos quais somos sujeitos no cotidiano, ajudando o jovem a discernir as suas ações para que toda sua vida seja marcada por valores, atitudes e por ações que provoquem mudanças voltadas para o bem de todos, de todas as pessoas da comunidade e de tudo que integra nosso universo de vida.

Com este dinâmica, o FIJ faz parte das formações oficiais da juventude carismática em todas as regiões da diocese, sendo aplicado em diversas cidades, sempre com o mesmo roteiro e com um detalhe: os participantes são orientados a não revelar a programação. Isso em função do cronograma fixo em seu conteúdo, para permitir que cada um tenha sua experiência pessoal.

Além de Itabira Coronel-Fabriciano, em Minas Gerais o FIJ é também aplicado nas (arqui) dioceses de Governador Valadares, Almenara, Belo Horizonte, Mariana, da Campanha, Teófilo Otoni e Caratinga.
Mais sobre o FIJ

É um encontro concebido na década de 80 no Brasil. Seu roteiro foi construído com base nas formações da “Escola dos Apóstolos” (atual “Escola de Evangelizadores Santo André”, José H. Prado Flores, México), cadernos da Pastoral da Juventude do Brasil, métodos de evangelização para jovens e espiritualidade da Renovação Carismática Católica do Brasil.

Fonte: Comunicação Mineira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.