A segunda-feira foi marcada pela abertura da semana que propõe uma profunda reflexão sobre os três verbos que servirão de guia para o Movimento da Renovação Carismática Católica no Brasil. Com a participação do Presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, Vinícius Simões, o primeiro dia levou aos fiéis um panorama geral sobre a origem da moção para o próximo triênio (2023-2025) e como ela pode ser inspiração para uma conversão mais sincera e eficiente.

Daniele Almeida, Coordenadora da Comissão de Comunicação da RCCBRASIL, foi quem conduziu a conversa com o presidente Vinícius, contando com a participação do Lucivan Assis, que é coordenador do Ministério Nacional de Música e Artes, e outros irmãos para animar e celebrar o encontro.

Momento de recordar e refletir: triênio 2020-2022

A live começou com o Vinícius Simões fazendo uma espécie de balanço sobre os seus primeiros 3 anos à frente da RCCBRASIL, período que foi marcado por três verbos: resgatar, guardar e propagar. Ele aproveitou para relembrar os desafios enfrentados durante sua primeira gestão. 

“Sincera e humildemente questionei ao Senhor o que Ele queria de mim nesse tempo de missão, nesse tempo de serviço. Foi então que o Senhor me deu esses três verbos: resgatar, guardar e propagar a identidade da RCC para que o mundo seja batizado no Espírito Santo. Resgatar significa pegar de volta, retomar, voltar às origens. O verbo guardar significa proteger, guardar para que o propósito não se desvie. E por fim, o verbo propagar que é difundir, anunciar o batismo no Espírito Santo, que é o centro da identidade da Renovação Carismática Católica, explicou Vinícius.

O primeiro triênio sob a coordenação de Vinícius foi marcado por um grande desafio. O mundo se via imerso em uma pandemia que desafiava a mais simples convivência entre os seres humanos. Foi preciso superar esse obstáculo para manter a chama carismática viva e atuante. “A pandemia foi um laboratório para resgatarmos a nossa identidade com Deus, a nossa carismaticidade, a nossa identidade como carismática. Uma oportunidade para voltarmos ao primeiro amor. Ao mesmo tempo foi um período que as lideranças tiveram que guardar, que proteger a chama do grupo de oração para que ela não se apagasse. E finalmente em 2022 foi possível trabalhar o verbo propagar com a pandemia mais apaziguada, foi possível sair às ruas em duas ondas missionárias uma em abril e outra em outubro com evangelização porta a porta em grande parte das dioceses brasileiras, grupos de oração retornando, então a pandemia nesse sentido foi um grande laboratório e uma grande oportunidade de resgatarmos na prática o primeiro amor.”

Uma metodologia que funciona: a escolha dos verbos

A mediadora da live, Daniele Almeida, destacou o método de Vinícius que sempre apresenta três verbos que vão orientar a caminhada dos membros, dizendo que era uma maneira simples, mas que apresentava muitos bons resultados. Segundo o presidente “Esse método permite que o povo identifique aonde quer chegar, qual é sua meta para o próximo triênio: levantar, ir e anunciar, evidenciando aquele que servirá de norte para este ano. “Levantar significa levantar-se espiritualmente, levantar-se mentalmente, sentimentalmente e assim por diante”, explicou Vinícius.

Para que todos os membros da RCC saibam exatamente qual a moção para este triênio, o presidente lançou um livro que tem como título “Levanta-te, vai a Nínive e anuncia-lhes o que te ordeno”. Um livro inspirado na vida do Profeta Jonas, por quem ele já tem profunda admiração. “Estive em um retiro em 2007 onde o tema do encontro foi baseado em Jonas. Depois, em 2018, fiz uma pregação mais uma vez baseada em Jonas e essa pregação falou particularmente comigo. Foi então que, em 2022, após a reeleição, o senhor colocou em meu coração que era hora de falar sobre Jonas e fui inspirado a propor então o plano de ação para a família carismática brasileira baseada nestes três verbos”.

Perspectivas para o tempo que se inicia: triênio 2023-2025

Para explicar o tema do livro e os verbos que vão nortear os trabalhos nos próximos três anos, Vinícius traçou um paralelo entre o profeta Jonas e os membros do movimento carismático católico. “Jonas era um servo que demonstrava amor a Deus, um servo disponível para Deus. Podemos ter essa certeza porque Jonas escutou Deus. Uma pessoa que escuta Deus ela tem o coração voltado para o senhor. Era um homem temente a Deus. Assim também somos nós que frequentamos um grupo de oração, que estamos na igreja e que caminhamos com o senhor. Nós também somos homens e mulheres tementes a Deus.”   

E assim seguiu durante toda a live, usando como exemplo a história de vida do profeta Jonas como uma semelhança daquilo que muitos servos de Deus vivem hoje. “Nós servimos a Deus, mas a gente, muitas vezes não obedece a Deus. Deus deu uma missão muito clara a Jonas, para que ele fosse a Nínive, mas Jonas acabou se dirigindo a Tarsis, não obedecendo a vontade de Deus para a sua vida. Assim também fazemos nós fiéis que não obedecemos a Deus, embora sejamos tementes a Deus e o sirvamos.”

Nesse momento o presidente se recordou da passagem em que, ao se dirigir a Tarsis independente da vontade de Deus que era que ele fosse a Nínive, Jonas e os companheiros de viagem na embarcação enfrentam uma tempestade. A crendice daquela época leva todos a crer que alguém teria desobedecido alguma divindade, e que por isso estavam sendo castigados. Mais uma vez fazendo um paralelo com a vida de Jonas e os fiéis de hoje, Vinícius dise que “quando não obedecemos a Deus causamos uma tempestade na vida não só da gente, mas também daqueles que estão ao redor.”  

Com a intenção de se livrarem de acabar com o castigo, Jonas é lançado ao mar e engolido por uma baleia, que aqui Vinícius chama de alegoria bíblica. Ele passa três dias e três noites em sua barriga. Uma ilustração que representa na verdade o momento do retiro espiritual de Jonas, onde ele precisou ser quebrantado para que pudesse se encontrar e se posicionar de acordo com a vontade de Deus. “A gente sabe que nem sempre é fácil fazer a vontade de Deus. Requer muita renúncia, requer, muitas vezes, dor íntima e pessoal. Mas a vontade de Deus é sempre o melhor para a nossa vida. Jonas não tinha entendido isso então foi preciso passar pelo cadinho da humilhação, pelo cadinho da conversão. Depois de três dias na barriga do peixe, Jonas então é expelido e finalmente vai a Nínive fazer a vontade de Deus e anuncia que se não fosse feita a Sua vontade, em 40 dias, a cidade de Nínive seria destruída. E ao anúncio de Jonas todos se converteram”.

O presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL finalizou a live explicando que “o livro de Jonas nos ensina a fazer a vontade de Deus independente de nossas vontades pessoais. Que muitas vezes nos levam a “Tarsis” e causam tempestade na vida de quem convive com a gente. Jonas representa a igreja que vai as Nínives do século 21 anunciar o amor de Deus, a misericórdia de Deus.”

Com a participação de muitos irmãos carismáticos de todas as partes do Brasil, a primeira live da semana “Levante-te, vai e anuncia-lhes” fez apresentou um panorama geral sobre a proposta do livro que servirá como norte dos trabalhos e atividades da RCCbrasil nos próximos três anos. A partir de hoje, até quinta-feira, dia 16 de março, serão oportunidades para reflexões aprofundadas sobre cada aspecto do livro e sobre os três verbos propostos para este triênio.

Assista a 1ª live da semana “Levanta-te, vai e anuncia-lhes” no nosso canal no Youtube.

{youtube}=0XMo1fhdOjA{/youtube}

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.