Hoje (14), comemoramos os 23 anos de reconhecimento pontifício do ICCRS (Serviços para a Renovação Carismática Católica Internacional). Este dia marca o fato do ICCRS ser atestado como uma pessoa jurídica, com a missão de promover e coordenar a Renovação Carismática Católica a nível mundial.

Foi em 1993, no dia da Exaltação da Santa Cruz, que foi assinada pelo Conselho Pontifício para os Leigos a aprovação dos Estatutos do ICCRS. Na ocasião, os cardeais  Joseph Cordes e Eduardo Pironio analisaram e aceitaram o pedido feito pelo ICCRS para obter o reconhecimento pontifício, de acordo com Código de Direito Canônico.

No decreto assinado por esses cardeais está descrito que o reconhecimento busca e fortalece um relacionamento mais regular e institucional entre o ICCRS e a Santa Sé. Está descrito também que esta decisão foi apoiada nos testemunhos positivos de muitos cardeais e bispos sobre o serviço empreendido pelo ICCRS em concordância com a comunhão e a missão da Igreja.

O ICCRS é uma Associação Privada de Fiéis, formada por representantes de diversas localidades do mundo que estabelece os projetos e ações da RCC, tendo um escritório localizado em Roma, na cidade do Vaticano, sendo o responsável por executar as decisões do Conselho.  

Atualmente o ICCRS é presidido pela britânica Michele Moran. Marcos Volcan, ex- presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, foi eleito vice-presidente e atua no cargo desde junho de 2015.

Neste ano da Misericórdia, caminhando em direção ao ano jubilar da Renovação Carismática Católica, este é o tempo oportuno para que os membros apresentem a Deus as necessidades da RCC em todas as suas instâncias, especialmente hoje, pela RCC no mundo, pelo ICCRS e por todas as pessoas confiadas para coordenar e estarem a frente desta missão de servir e promover a Renovação em todo o mundo, sob ação do Espírito Santo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.