Foram 35 mil participantes, 800 voluntários, 41 padres, 8500 confissões e mais de mil crianças num espaço só delas. Esses são alguns números do Rebanhão do Distrito Federal. Um evento de carnaval que ofereceu à comunidade de Brasília e entorno uma opção diferente para os dias de folia.

A programação do evento contou com momentos de louvor, adoração e reflexões conduzidas por vários convidados, como o coordenador do Ministério Jovem do estado da Bahia, Damião Dias, e o fundador da Comunidade Renascidos em Pentecostes, Padre Moacir Anastácio.

De 10 a 12 de fevereiro, o Ginásio Nilson Nelson foi cedido pelo Governo do Distrito Federal para a realização do encontro, com sucesso de público. “Há quase 10 anos não tínhamos um ginásio tão cheio durante o Rebanhão”, afirmou o coordenador do evento, Haroldo Nascimento. Segundo ele, isso reafirma o desejo das pessoas em buscar opções alternativas para os dias de folia.

Maria D’Arc Costa da Silva, de 42 anos, participou pela primeira vez do evento de carnaval. “Senti uma presença muito forte de Deus aqui neste lugar”, afirmou ela, que saiu de casa às 6h da manhã, em Planaltina/GO, com as duas filhas, Ana Kelly, de 24 anos, e Cristine, de 12 anos, para acompanhar o encontro de carnaval da Renovação Carismática Católica de Brasília/DF.

Emocionada, a doméstica conta que só começou a participar das missas depois de casada. “Minha mãe nunca me levou à Igreja quando eu era mais nova, eu estava muito desacreditada e algum tempo depois que casei, comecei a frequentar as missas e sou muito feliz de ter participado do Rebanhão”, revela. Além de missas, louvor e pregação, houve também espaço para a reconciliação dos cristãos com Deus, por meio sacramento da Confissão.

A coordenadora da área de confissões do XXVII Rebanhão, Eliete Pereira, se surpreendeu pela quantidade de padres que aceitaram o convite do Arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha, para trabalharem nos três dias do encontro. “Há dez anos participo desse setor e nunca tivemos tantos padres. Nenhuma pessoa ficou sem atendimento, é uma alegria imensa,” disse.

O evento contou ainda com espaço específico para as crianças, o Rebainho, com uma missa inteira com linguagem lúdica, só para elas. “É uma oferta para que as famílias participem sem preocupação do Rebanhão, trazendo seus filhos na certeza de que eles também serão evangelizados”, disse a coordenadora do Ministério das Crianças, Katia Adriana .

O evento contou com o apoio de mais de 800 servos da RCC Brasília, que se disponibilizaram a auxiliar nas mais diversas tarefas. A estudante da UnB Vanessa Félix trabalhou na Livraria da RCC e crê que o serviço fez dela um instrumento de Deus para a comunidade. Já Cícero Junior foi um servo de “mil e uma utilidades”, auxiliando nas barracas de vendas, na sorveteria e também no Rebainho: “É bom servir, ser útil, é o quarto Rebanhão que participo e sei que lá as graças são derramadas”, disse.

Para a presidente do Conselho da RCC Brasília, Kedina Rodrigues, o 27º Rebanhão superou as expectativas. “Houve um número bem superior de participantes, se comparado aos últimos eventos desse porte, e muito mais servos”, disse ela, que assumiu a função de liderar a RCC Brasília no fim de 2012. Concorda com ela a secretária geral da RCC Brasília, Teresa Cleise. “É o primeiro evento da coordenação nova, e temos que agradecer a dedicação de cada servo, pois sem eles, o Rebanhão não aconteceria”, disse.

A missa de encerramento foi presidida pelo Arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha, que pediu orações pelo papa Bento XVI. Segundo ele, a Igreja acolhe com gratidão tudo que o Papa tem realizado. “Sua humildade e grandeza de alma e seu amor pela Igreja o levaram a tomar essa decisão. Rezemos pelo sucessor, agora é momento de fortalecer nossa Iigreja”, disse ele, por ocasião da renúncia do papa. O fato foi comunicado à comunidade de Brasília durante o Rebanhão, com a participação do Coordenador de Comunicação da Arquidiocese de Brasília, Padre José Emerson, que, inclusive, conversou com os jornalistas em entrevista coletiva durante o evento.

O Rebanhão contou ainda com intérpretes de libras e transmissão ao vivo pelas rádios Canção Nova, Nova Aliança e Rádio Maria, bem como pelo site da RCC Brasília. www.rccbrasilia.org.br. Neste endereço e também nas redes sociais você acompanha as novidades do Movimento na capital do país.

Confira a agenda de eventos da RCC Brasília em 2013, agende-se e participe:

10/03 – Encontro Distrital de Formação – Cenáculo de servos.
27 e 28/04 – Congresso do Ministério de Pregação
05/05 – Cenáculo dos Servos
13 a 17/05 – Semana Missionária – Ministério Universidades Renovadas
24 a 26/05 – Experiência de Oração – Ministério Universidades Renovadas
01 e 02/06 – II Congresso Distrital para Servos do Ministério da Criança
14 a 16/06 – Encontro Distrital para as Lideranças Carismáticas
28 a 30/06 – Retiro para os Casais da RCC
14/07 – Cenáculo dos Servos
20 e 21/07 – Retiro para Ministério de Cura e Libertação
12 a 18/08 – Semana Nacional da Família
23 a 25/08 – IV Congresso Distrital
07 e 08/09 – Congresso Distrital do Ministério de Interseção
15/09 – Cenáculo dos Servos
28 e 29/09 – Congresso Distrital Ministério Universidades Renovadas
05 e 06/10 – Congresso Distrital do Ministério de Formação
18 a 20/10 – Congresso de Música e Artes
27/10 – II Encontro Distrital para as Crianças
10/11 – Cenáculo dos Servos – das 7h45 às 13h
15 a 17/11 – Congresso Distrital Ministério Jovem
07 e 08/12 – XXIX Vem Louvar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.