O 34º Renasem (Retiro Nacional de Seminaristas) significou um marco na história do Ministério para Seminaristas e na vida de seus participantes.  O Encontro realizado de 13 a 17  de janeiro, iniciou com a Santa Missa homenageando o coordenador estadual de Santa Catarina do Ministério para Seminaristas, Luis Gustavo Eccel, que durante a viagem com a equipe de coordenação, sofreu acidente e chegou a falecer.
 
A presidente do Conselho Nacional, Katia Zavaris esteve presente na missa de abertura, na segunda-feira, (13). Em seguida, seguiu para Santa Catarina, juntamente com o secretário geral da RCC do Brasil, Onazir Conceição, onde deram apoio aos familiares, amigos e irmãos de caminhada de Luiz Gustavo, cujo corpo foi sepultado em sua cidade natal.
 
Como pregadores do evento, estiveram presentes o diretor espiritual do Renasem e arcebispo de Belém/PA, Dom Alberto Taveira, e o membro da Comunidade Canção Nova, Pe. Roger Luís. Estiveram  presentes ainda o arcebispo de Palmas e presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados (CNBB), Dom Pedro Brito Guimarães, e também Pe. Eduardo Braga (Pe. Dudu), do Rio de Janeiro, um grande difusor da devoção à Beata Elena Guerra. O coordenador arquidiocesano da RCC Palmas, Murillo Barros saudou os participantes com admiração: “O que mais me impressiona é que vocês deixam as férias para virem participar do RENASEM. Isso é profético!”, ressalta.
 
altNo terceiro dia do encontro, Murillo e a coordenadora estadual do Ministério de Música e Artes, Raquel Borges conduziram momentos de oração e escuta profética. A coordenadora estadual partilhou entre os participantes a música tema do encontro, de sua autoria. Você pode conhecer a letra e a música no site do Ministério.
 
Para o coordenador nacional do Ministério Renasem, William  Silva o encontro foi também um fortalecimento para os seminaristas que sentiram chamado em Grupos de Oração: “ Muitos seminaristas que vêm de Grupos de Oração encontram abrigo e refrigério para as suas vocações nesse retiro”, conta William. 
 
O Renasem também já fez parte da formação de vários líderes religiosos como do fundador da comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib. Na oportunidade, ele se pronunciou aos coordenadores numa exibição em vídeo, as seguintes palavras: “Graças a Deus e, me lembro muito bem, quando começamos o Renasem, nem se chamava Renasem ainda, era um encontro de seminaristas na época das férias, mas quanta coisa linda Deus fez! E quantos padres, frutos do Renasem que são padres renovados, não que sejam melhores do que os outros, mas são diferentes. Há algo novo dentro deles que realizam o mistério como o Senhor quer que eles realize. É isso que o Renasem tem feito. Agradeço muito a Deus por 34 ‘Renasem’ que aconteceram”. Partilha.
 
altOs participantes desta edição do Renasem puderam testemunhar profundas experiências de Deus, como relatou o seminarista da arquidiocese de Niterói, João Guilherme Araújo: “Foi o Renasem da Cruz! Foram dias em que pudemos tocar concretamente no sobrenatural, desde o acidente ocorrido com os nossos irmãos, até mesmo toda a condução do Retiro. Pe. Dudu iniciava o retiro com uma frase que muito nos marcou: ‘Hoje começa um Renasem na terra, e um no céu’. Diante do acidente grave ocorrido com os irmãos e que levou o nosso irmão Luiz Gustavo, de Santa Catarina, podemos perceber o quanto Deus quer realizar em nosso Brasil, a partir de nós seminaristas uma obra nova, uma obra de avivamento! Foi um milagre tudo o que aconteceu! O lugar onde ocorreu o acidente era um lugar em que constantemente ocorriam casos desse tipo, onde ninguém sobrevivia. Temos a certeza de que hoje o nosso Ministério para Seminaristas da RCC, tem um grande intercessor no céu, e que foi por causa do nosso irmão Luiz Gustavo, que nós tivemos a oportunidade de experimentar o grande amor de Deus ao longo dessa semana! Não tem como sair indiferente diante de tudo o que vivi! Não tem como não render graças a Deus por todos esses dias de Renasem! Este Renasem com certeza marcou a minha vida para sempre”! Conclui.
 
O próximo Renasem será na Arquidiocese de Florianópolis, e terá como pregador o Bispo da Prelazia de Marajó, Dom José Luís Azcona Hermoso.
 
Toda cobertura de fotos do encontro e dos momentos que marcaram o país você encontra na página oficial do ministério. 
 
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.