Casa de retiro "A Arca e a Pomba"

Em 2024 comemora-se 57 anos do final de semana em Duquesne, manifestação de Deus que marca o início da Renovação Carismática Católica (RCC) no mundo. Em 1967, um grupo de estudantes e professores participou de um retiro espiritual na Universidade de Duquesne, nos Estados Unidos, buscando uma experiência mais profunda do Espírito Santo.

Na oportunidade, foram batizados no Espírito Santo e experimentaram dons carismáticos, como falar em línguas e profetizar, de forma semelhante ao Pentecostes descrito no livro de Atos dos Apóstolos. Esse momento marcou o início da expansão da RCC pelo mundo. A RCC se espalhou rapidamente pelos Estados Unidos e alcançou diversos países, incluindo o Brasil.

Hoje, a RCC é um dos maiores movimentos católicos do Brasil, presente em todas as regiões e em muitas paróquias. Vinícius Simões, presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, explica que uma das características marcantes da RCC é a ênfase na experiência pessoal com o Espírito Santo e na vivência dos dons do Espírito, como a profecia, o dom de línguas e a cura. “A missão e o propósito da Renovação Carismática no Brasil e no mundo é evangelizar com renovado ardor missionário, a partir da graça de Pentecostes, levando as pessoas a um encontro pessoal com Deus, que faz novas todas as coisas”, disse ele.

.: Conheça a história da Renovação Carismática Católica no mundo

Por meio de seus Grupos de Oração, a RCC promove a oração, a fé expectante e o fervor missionário, marcas que se refletem na vida dos seus membros e das comunidades. 

“RCC recorda à Igreja que Pentecostes é hoje, concretizando a promessa de Deus de derramar o Seu Espírito sobre toda carne. Como instrumento de renovação espiritual, propõe aos cristãos uma vida segundo o Espírito, gerando santidade, fervor espiritual e missionariedade, sempre em comunhão com a Igreja”.

Vinícius Simões - presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL

O presidente do Conselho Nacional teve a oportunidade participar do 1° Encontro dos carismáticos brasileiros residentes nos EUA e Canadá, entre os dias 5 e 7 de maio de 2023, na casa de retiro “A Arca e a Pomba”, em Duquesne. O local é reconhecido como um lugar onde Deus manifestou Sua glória, dando origem à Renovação Carismática Católica. Essa experiência impactou profundamente Vinícius, abrindo-o ainda mais ao chamado de Deus em sua vida e reforçando seu compromisso de preservar a identidade da RCC. “A casa de retiro “A Arca e a Pomba” não é um lugar comum, ordinário; é um lugar perpétuo da manifestação da glória de Deus, por meio do qual Ele mesmo suscitou um poderoso mover no seio da Igreja, denominado Renovação Carismática Católica”.

.: Conheça os livros que inspiraram e que contam a história da RCC a partir do Retiro de Duquesne