Acreditar na grande missão de uma criança em poder evangelizar sua família por meio de atividades pedagógicas, oração em família, oficinas e eventos. Este é o resultado de um projeto que nasceu em uma comunidade de vida e aliança, localizada no município de Baldim, diocese de Sete Lagoas/MG. Na comunidade São José a coordenadora e também teóloga e filósofa, Maria Aparecida F. Dias, fala sobre o projeto, que tem como carisma levar o testemunho do pai, formador e evangelizador do menino Jesus às famílias: “O projeto da ‘Criança no Resgate das Famílias’ surgiu em 2003, a partir de experiências de um trabalho de evangelização com os pais, enquanto os filhos participavam do Grupo de Oração da RCC. Daí, através de testemunhos, vimos realmente a ação de Deus”, conta Maria Aparecida.
O projeto possui uma casa, onde mora uma mãe, viúva e também liberta dos vícios. Junto com ela, mora seu filho de doze anos, ambos ajudam na evangelização das crianças e também dos pais. Nesta casa, realiza-se uma oficina de terços e materiais para os evangelizadores de criança, junto ao Ministério para as Crianças.
A coordenadora nacional do Ministério para Crianças, Hyde Flávia conhece o projeto e também fala sobre ele: “Em unidade com o Conselho Tutelar, a Comunidade São José realiza oficinas onde a sucata, o lixo do adulto, se transforma em material de evangelização. Grande esperança! O querigma das cores do Ministério para Crianças se transforma em historinhas, terços e aventais, criados por mãos de quem praticou ou sofreu a violência”. Explica a coordenadora.
A parceria com o Conselho Tutelar surgiu devido à necessidade de acolher as crianças em um momento de dificuldade e separação das famílias. “Então oferecemos nossa solidariedade. Neste sentido, sempre que precisam, as portas são abertas até que encontrem pessoas da família para acolhê-las”, diz Maria Aparecida . Ela explica que as crianças não são apenas do Conselho Tutelar, são também de todo o município, pois eles trabalham uma interação entre as classes sociais, promovendo a solidariedade e a fraternidade.
Dentre todas as atividades desenvolvidas no projeto, como Grupo de Oração, grupo de teatro, encontros bíblicos ,acampamento para crianças, formação teológica e humana para os pais, a mais importante delas é a de levar as pessoas ao encontro de Jesus na Eucaristia: “Além desses trabalhos temos o principal que é a Santa Missa, que acontece todo primeiro e terceiro domingo do mês às 7:00h. Após a missa, temos o café da manhã comunitário. Todo terceiro domingo após a missa, temos o Grupo de Oração das crianças com a participação dos pais”. Conta coordenadora da comunidade.
A evangelização e a cura através de material reciclado
A criança capaz de Deus é também uma mensageira da Boa Nova de Cristo Jesus, como o fazer algo, no caso do brinquedo na oficina, ela desperta a criatividade e se torna uma evangelizadora no seu estado, na sua faixa etária e em todo o seu meio (família, escola, amigos, etc…)
É o que informa Maria Aparecida, por meio do projeto “A criança no resgate na família”: “Na oficina, em cada brinquedo feito por elas mesmas, acontece a evangelização e a cura”, e completa: “O evangelizador ou educador , no decorrer da oficina pode planejar histórias (com valores baseados no evangelho de Jesus Cristo), brincadeiras e deixar que brinquem com o brinquedo feito por elas”. Ressalta.
Conheça melhor a comunidade
O Conselho da Comunidade São José é formado por oito pessoas e recebe ajuda de vários colaboradores, a maioria pais. Ali, a comunidade vive e acredita inteiramente da Providência Divina, por meio do carisma de São José.
A coordenadora do projeto convida a todos a fazer uma visita ao local, no município de Baldim/MG, onde estão de portas abertas para acolher quem deseja conhecer melhor a Comunidade de Vida e Aliança São José e o projeto A criança no resgate da família.
Se você gostaria de conhecer melhor mais uma destas Novas Comunidades, que são fruto da ação do Espirito Santo na nossa Igreja, entre em contato com Maria Aparecida, pelos telefones: ( 31 ) 3433 55 13 ou pelo celular: (31) 986416 53.
E assim como ela, acompanhe de perto os frutos gerados por este projeto: “Percebemos os frutos através da chegada dos pais, das crianças e da alegria de cada um”, conclui.