No dia 31 de janeiro de 2020, foi realizado na sede na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, o lançamento do projeto: “A Igreja no Brasil, com o Papa Francisco, pelo Pacto Educativo Global”. A Renovação Carismática Católica do Brasil esteve presente através do Ministério das Universidades Renovadas (MUR).

Desde o Concílio Vaticano II, a Igreja tem insistido que o progresso social da humanidade passa pela educação que é compreendida como um bem comum e um direito universal. O Papa Francisco, sensível a essas exigências, propôs para o ano de 2020 a celebração de um Pacto Educativo Global, envolvendo toda a sociedade, para que renove a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva em prol das gerações.

A Igreja no Brasil, por meio da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação propõe um caminho de vivência e de partilha em preparação à celebração desse Pacto.

Nesta ocasião ocorreu também, o IX Encontro de colaboradores do setor universidades da CNBB, com o tema: “Saúde Mental na Educação Superior”.

 

Pacto Educativo Global

Diante do cenário atual e as constantes mudanças sociais e culturais, o Papa faz um convite a esse compromisso com a educação. Para compreender melhor leia um trecho da mensagem do Santo Padre sobre o Pacto Educativo, lançada em setembro de 2019:

“Desejo promover um encontro mundial no dia 14 de maio de 2020, que terá como tema ‘Reconstruir o pacto educativo global’: um encontro para reavivar o compromisso em prol e com as gerações jovens, renovando a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva, capaz de escuta paciente, diálogo construtivo e mútua compreensão. Nunca, como agora, houve necessidade de unir esforços numa ampla aliança educativa para formar pessoas maduras, capazes de superar fragmentações e contrastes e reconstruir o tecido das relações em ordem a uma humanidade mais fraterna.”

Para saber mais leia na íntegra a mensagem.

 

alt

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.