Na Santa Missa desta sexta-feira (30), na Festa do Jubileu de Ouro, Dom Alberto Taveira, assessor eclesiástico da Renovação Carismática no Brasil, fez uma intenção especial: “Queremos pedir que Nossa Senhora, mãe da Igreja, difunda por toda a terra a efusão do Espírito Santo”. Sua intenção na celebração voltou-se para o evangelho da visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel e impulsionou os carismáticos a um momento mariano.

Em sua homilia, o Bispo destacou a participação e importância de Maria para a Igreja e para a realidade dos dias atuais. Segundo ele, a vida em missão de Nossa Senhora, que peregrinou por vários lugares ainda com Jesus no ventre, faz refletir a persistência ao chamado. “Cada um de nós tem a memória da sua terra, dos espaços por onde passou, lembranças bonitas e nem tão bonitas. Maria foi chamada a diversos lugares também, e pode expressar a sua fé. Ela recebeu diversos títulos por onde passou e continua a receber. A igreja não se cansará em atribuir títulos a Nossa Senhora a partir das experiências espirituais”, ressaltou Dom Alberto.

A partir disso, Dom Alberto salientou os diversos momentos em que Nossa Senhora esteve ao lado de seu filho Jesus ao longo de sua história na terra, fazendo uma ligação com a missão e compromisso assumido por Maria. “Nossa Senhora respondeu em nosso nome. O seu sim, mudou a história. Ela foi a única testemunha que esteve em três acontecimentos fundamentais – anunciação e encarnação do verbo, a cruz – quando Jesus tem o seu lado aberto, ali está Maria, mãe da igreja, e a humanidade encontrou sua mãe. Terceiro acontecimento: Maria no Pentecostes. Não dá para separar mais a humanidade da divindade. Maria é mãe de Deus”, completou.

O assessor eclesiástico da RCC ressaltou, ainda, o vínculo dos carismáticos com Maria e a importância de estarem em sintonia. Entusiasmou dizendo que “a unidade dos cristãos no mundo só vai acontecer quando passar pela mãe de Deus”. Dom Alberto provocou vocações e reconheceu, em sua opinião, que a RCC é uma das principais fontes de vocações para a Igreja. “A RCC é fonte de vocação por causa do amor de Deus, da conversão, do querigma”, finalizou.

A Celebração encerrou com um momento de renovação da Consagração à Nossa Senhora, relembrando a consagração realizada em no Jubileu de Ouro comemorado em Roma.

 

Oração

Maria, Mãe de Nazaré, o Espírito cobriu tua vida e tua alma e fez vir ao mundo o Verbo feito carne. Nós te agradecemos pelo teu sim, e te pedimos que a corrente de graças da Renovação Carismática, em todas as suas expressões, abra seu coração para que o Espírito venha sobre nós. Ensina-nos a rezar. 

Maria, que foste às alturas das montanhas de Judá para amar e para servir, Maria da caridade, Maria do Magnificat, dá-nos a graça do louvor.

Maria de Belém, dá-nos a graça para que nasça e renasça Jesus em nossos grupos e em nossas comunidades. 

Maria da apresentação no templo, nós te pedimos para acolher o ministério da Cruz e da espada que vem sobre nós, para sabermos que Jesus é sinal de contradição. Este anúncio não nos leve ao medo mas a coragem, com a disposição da fidelidade. 

Maria de Nazaré, que guardaste todas as coisas e as meditaste no teu coração, pede ao Senhor a graça para que todos saibamos guardar todas as coisas, especialmente a vida cotidiana, na simplicidade de nossos grupos e nossas comunidades. 

Maria de Caná, que ensinaste a colocar em prática as palavras de Jesus, dá-nos a graça de ter a Bíblia no coração e nas mãos, queremos levar-te para junto do que é nosso.

Maria da Ressurreição, Maria de Pentecostes, aqui é nosso lugar! Aqui nos sentimos em casa, em tua casa. Encontramos nosso lugar na Igreja na dimensão mariana e carismática. Faz-nos fiéis em todas as expressões da corrente de graças da renovação carismática católica. Maria, Mãe da Misericórdia, Maria Mãe da Igreja, Maria de Pentecoste, roga por nós!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.