No último sábado (11), foi realizada a missa de abertura da Escola Nacional de Formação para Líderes e Missionários (ENFLM). A celebração foi presidida pelo Padre Eduardo José,sjs , no Santuário da Esperança, em Guaratinguetá (SP). Nesta edição são celebrados os 10 anos da escola, que acolhe 109 alunos, de todos os estados do país.  

Após a celebração Eucarística, os alunos das duas etapas tiveram a aula inaugural com o presidente do conselho nacional da RCCBRASIL, Vinícius Simões. Em sua fala, o presidente recordou o discurso do Papa Francisco no Jubileu de Ouro da Renovação Carismática Católica (2017), no Circo Máximo, em Roma. Através dessa fala do santo padre, pontuou sobre o ecumenismo e trouxe orientações para os próximos 50 anos do Movimento. 

No domingo (12), a programação da escola contou com as aulas de Introdução à Teologia da Revelação, Introdução às Sagradas Escrituras, além de orientações e uma dinâmica.  

Durantes 10 dias, cada participante desfruta de uma vasta formação, momentos de espiritualidade e vida fraterna. Contam com a experiência missionária, oportunidade de pôr em prática os diversos ensinamentos adquiridos. 

 

ENFLM

alt

A ENFLM surgiu para corresponder ao apelo da Igreja para uma Nova Evangelização gerando um Novo Pentecostes, como pede o Documento de Aparecida. Por meio da Escola Nacional, a Renovação Carismática Católica busca caminhar ao encontro da maturidade eclesial, preparando líderes e missionários aptos para viverem a “Igreja em Saída” e demais atividades do serviço ao Evangelho, especialmente na atuação dos Grupos de Oração. Desta forma, a ENFLM deseja contribuir para que lideranças e missionários da RCC possam realizar uma evangelização mais eficaz, respondendo aos desafios sociais, políticos e religiosos da sociedade atual. 

Nessa edição, a Escola traz uma marca muito especial, afinal, estão sendo comemorados os 10 anos do evento no Brasil. Quando a escola foi implantanda no Brasil, o Movimento em nível internacional estava buscando atender um apelo da Igreja. Em 1998, quando falava aos carismáticos, o Papa João Paulo II pediu em seu discurso uma maturidade eclesial da RCC, para que, assim, ela pudesse ajudar na edificação da Igreja. 

A partir do apelo, as lideranças mundiais organizaram Escolas Formativas. Em 2009, brasileiros participaram do evento que aconteceu em Roma e, a proposta foi tão bem acolhida, que decidiu-se criar uma Escola no Brasil, a exemplo daquela realizada pelo ICCRS. 

Foi então que, após discernimento, estudos, preparação e organização, aconteceu a primeira Escola Nacional de Formação para Líderes e Missionários da Renovação Carismática Católica no Brasil, em julho de 2010, na cidade de São José dos Pinhais no Paraná. 

 

alt

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.