Nos últimos dias 03 e 04 de março, a RCC do estado do Piauí iniciou o primeiro de uma série de Encontros Diocesanos de Formação para Coordenadores e Ministérios (EDFs). Estiveram presentes na Casa de Maria (Escritório Arquidiocesano da RCC), em Teresina, todas as lideranças do movimento na Arquidiocese para momentos de ensino, louvor, adoração e a Santa Missa.
O EDF foi organizado pelas coordenações estadual e arquidiocesana da RCC. Estava presente a presidente do Conselho Arquidiocesano, Dinha Pereira, bem como os demais conselheiros.
O professor Carlos César, presidente do Conselho Estadual do Movimento, deu conduziu uma oração a partir de trechos do livro de Deuteronômio 26, 16 e de I Pedro 1, 13-16. Na ocasião foi lembrado aos participantes que as temáticas vivenciadas pelo Movimento em anos anteriores não podem ser esquecidas, assim como não podemos deixar de vivenciar as temáticas da Campanha da Fraternidade da CNBB.
Dentro da temática de 2012 para a RCC sobre pastoreio, foi dirigida orientação a todos coordenadores sobre o que é ser pastor. Nesse sentido, foi ressaltado que a liderança necessita buscar alimento no Grupo de Oração, nos materiais produzidos pelo Movimento, mas, sobretudo não pode deixar de olhar para o Bom Pastor que é Jesus. “O pastor não olha a massa, mas conhece suas ovelhas individualmente. O pastor não é a pessoa que apenas cobra, mas quem ama primeiro”, enfatizou Carlos César.
O encontro também foi oportunidade para que os presentes avaliassem seu papel dentro do Movimento. Com base no texto de Jo 10,1 -16, os líderes foram convidados a assumirem seus postos com santidade.
A programação do EDF seguiu com oração pelas famílias, crianças e jovens, conduzida pelos coordenadores estaduais desses ministérios. Tal atividade teve como objetivo colaborar para que o Amor de Deus seja o condutor da família.
Os Ministérios também e saíram do encontro fortalecidos e encorajados para darem continuidade à missão. Como Saulo Hermínio, coordenador arquidiocesano do Ministério Universidades Renovadas: “ o Encontro foi uma bênção e nos trouxe fortalecimento tanto espiritual como na formação e cheios do Espírito Santo saímos daqui preparados para a missão evangelizadora”.