A cidade de Belém (PA) se prepara para receber o XVII Congresso Eucarístico Nacional. O evento acontece de 15 a21 de agosto e tem como tema “Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária” e lema “Eles o reconheceram no partir do Pão” (Cf. Lc 24,35). Milhares de pessoas de todo o país são esperadas no evento que acontece em diversos pontos da cidade.

O objetivo do evento, de acordo com Dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo de Belém, “é tornar visível em todo o Brasil a força da Eucaristia”. Além disso, em 2016, celebram-se 400 anos da fundação de Belém e de atividade missionária da Igreja na Amazônia. Ainda de acordo com o arcebispo, este congresso tem como objetivo “tornar visível a ação missionária na Amazônia, de um povo de fé, que testemunha com a sua cultura e maneira de ser uma Igreja viva no norte do Brasil”.

A programação do evento é bem diversificada. Todos os dias acontecerão atividades simultâneas em diversas regiões pastorais e paróquias da arquidiocese. Serão momentos de formação, de missão, adoração à Santíssima Eucaristia e celebrações da Santa Missa. Diariamente, na catedral metropolitana, um dos cardeais presentes no Congresso também celebrará uma missa. Dentre as principais atividades, estão as celebrações que acontecerão no Estádio do Mangueirão, como a missa de abertura, a missa com os jovens e uma missa solene. 

No contexto do Ano Jubilar da Misericórdia, vivido neste ano de 2016, o XVII Congresso Eucarístico fará a Jornada do Ano Santo da Misericórdia, com atendimento de confissão e administração do Sacramento da Reconciliação e Penitência em todas as paróquias. Também haverá uma feira católica e Exposição da Amazônia, no centro de convenções Hangar.

Acompanhe as atividades

Para acompanhar as atividades do XVII Congresso Eucarístico Nacional, acesse o site oficial ou as redes sociais Instagram, Facebook ou Twitter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.