O último final de semana do mês de setembro (dias 24 e 25) marcou a vida de cerca de 80 jovens da diocese de Campo Maior, no estado do Piauí, onde estiveram reunidos na “Escola Sentinelas da manhã: um Tempo Novo para a Juventude”. Foram dois dias intensos de uma programação marcada por formações, louvor, oração, escuta profética, adoração e missão em uma comunidade. O encontro foi direcionado aos coordenadores e equipes do Ministério Jovem da diocese, e seus respectivos coordenadores de Grupo de Oração, assim como para lideranças Juvenis do Movimento e marcou o início de um Novo Tempo de maturidade e firmeza.

O conteúdo trabalhado no retiro foi do primeiro livro da série “Sentinelas da manhã”. A formação foi um projeto de iniciativa da equipe diocesana do Ministério Jovem em unidade a fim de nivelar a formação na diocese para posteriormente ser levado às realidades de cada Grupo de Oração. As formações do retiro foram aplicadas por Luciana Belúcio (Membro do Núcleo Nacional) e Sofia Moura (Equipe Diocesana do MJ).

altO coordenador diocesano do MJ, Wellington Soares, destacou a visão espiritual sobre o resultado deste retiro. “O Senhor mostrava, em nossas orações, uma árvore seca sobre um solo, que ao decorrer do encontro ganhava uma folhagem nova e tornava-se frondosa gerando muitos frutos. E assim aconteceu conosco, a cada momento de formação, oração e partilha éramos alimentados de um novo ardor evangélico. Foram muitas as promessas de Deus para este encontro: “Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou”.(1 Cor 2, 9b), e conforme Suas promessas, muitos serão os frutos a serem colhidos.”

O encontro foi organizado pela equipe diocesana do Ministério Jovem que é composta por: Wellington Soares (Coordenador), David Felipe (Tesoureiro), José Guilherme (Intercessão) e Sofia Moura (Formação). E contou ainda com a presença e apoio do diretor espiritual do movimento na diocese, Padre Alcindo Saraiva; do coordenador da Renovação Carismática Católica na diocese- Russandeerson Barbosa; e da coordenadora estadual do Ministério Jovem, Maria Elikessia.

Confira o testemunho de alguns participantes:

alt“Vivi um profundo amadurecimento de verdade do que é ser um sentinela, saber o sentido dessa missão dada por Deus a cada um de nós. No retiro tivemos formações muito ungidas, cada momento foi profundo de intimidade com Deus e a missão de anúncio do querigma no bairro foi bastante emocionante. Após essa escola, na minha cabeça gerou um despertar, um amadurecimento e reconhecimento sobre esse projeto de salvação que Deus deixou para nós. Uma oportunidade também de reconhecimento do ministério jovem.” Marcus Vinicius, Grupo de Oração Nossa Senhora do Rosário, Campo Maior (PI).

“No meu peito não cabe mais tanto alegria, o que Deus fez em mim é maravilhoso, fez maravilhas em nossas vidas nesse final de semana, nos chama incessantemente a sermos sentinelas da manhã! Eu disse “sim” hoje e irei dizê-lo para sempre.” Daniele Loyola, Grupo de Oração Nossa Senhora do Rosário, Campo Maior (PI).

alt“A verdadeira revolução começa de dentro.” Esta frase do Papa Emérito Bento XVI, norteou bem essa Escola Sentinela, onde muitas vezes nos fechamos a experiências tidas em alguns encontros, e esquecemo-nos que Deus tem sempre um novo para realizar em nossas vidas.  E foi este novo, ou melhor esta revolução, que o Senhor propôs nesta escola, e agraciados foram aqueles que escutaram o chamado de Deus e se colocaram de prontidão para serem formados conforme o Espírito Santo os conduzia. Bom, expressar em palavras a gratidão que tenho a Deus por tamanha revolução realizada em meu coração é bem difícil, mas louvo ao meu Amado Deus, que por meio desta Escola me levou a uma nova direção. Há uma mudança de sentimentos, atitudes e a ter pequenos gestos concretos que contribuirão para que um dia, eu alcance a santidade. Agradeço a Deus ainda pelo sim da Luciana Belúcio, e por ela ter sido uma profeta em nosso meio. Que a alegria e as graças adquiridas nessa Escola, nos leve a assurmimos com mais ousadia e vivacidez o nosso posto de Sentinelas, tendo sempre uma coragem humilde em realizar os projetos do nosso Amado.” Andressa Raylla, Grupo de Oração Aliança de Misericórdia, Campo Maior (PI).

 

Fonte: Ministério Jovem da RCC do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.