Aparecida – SP, 28 de setembro de 2019.

Querida Família Carismática RCCBRASIL, amigos e amigas de todas as expressões carismáticas que compõem a grande Corrente de Graça que perpassa a Igreja no Brasil, caríssimos irmãos e irmãs em Cristo, homens e mulheres de boa vontade, graça e paz!

 

O Senhor me chamou e eu Lhe respondi com um “Sim” inspirado na Bem-aventurada Virgem Maria, nossa Mãe: “Como se dará isso … ?” E o Anjo lhe garantiu: “O Espírito Santo descerá sobre ti e a força do Altíssimo te envolverá com a Sua sombra…” “Então Maria disse: Eis aqui a serva do Senhor: faça-se em mim segundo a Tua Palavra” (cf. Lc. 1, 34-35.38). Tenho plena consciência de minha pequenez e fragilidade diante de obra tão estupenda e perante homens e mulheres cujo testemunho de fé não caberia em um livro. Entretanto, diante da garantia de que o Espírito Santo está sempre conosco, reafirmo o meu “Sim”, pois o que dá sentido máximo à minha vida é amar, seguir e servir ao Senhor de todo o coração, de toda a minha alma e com todo o meu entendimento. Afirmo, portanto, solenemente, em plena comunhão com minha esposa, que “Eu e minha casa serviremos ao Senhor!” (Jos.24,15). 

Nesse sentido, a missão de presidir o Conselho Nacional da RCCBRASIL será para mim uma oportunidade de amar mais o Senhor,  olhar mais  fixamente para Ele,  depender ainda mais do Seu braço forte, entregar-me mais inteiramente ao Seu amor, amar de modo mais intenso esta belíssima família carismática espalhada de norte a sul, de leste a oeste do  nosso imenso Brasil,  ser uma sentinela guardiã da Identidade que nos foi dada.

É preciso dizer que presidir o Conselho Nacional da RCCBRASIL sucedendo à minha muito amada amiga e irmã Katia Roldi Zavaris não será uma tarefa fácil. Com seu jeito todo especial e com grande docilidade ao Espírito Santo, ela foi  canal de  Deus para a construção  de  um belíssimo edificio espiritual. A ela nossa eterna gratidão, admiração e imenso carinho! Também não posso me esquecer dos valorosos homens de Deus que a antecederam, homens que deram suas vidas e desejaram firmemente fazer a Vontade do Senhor. Seja Deus glorificado por suas preciosas vidas! Quanto a mim, tranquiliza-me o fato de que a cada tempo o Senhor suscita um servo com as características necessárias àquele momento da caminhada. Como esposo, pai, filho, neto, profissional, leigo e “carismático” coloco-me dócil ao querer do Senhor para a minha vida e missão neste tempo, alicerçado na Palavra: “Não fostes vós que me escolhestes, fui eu que vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais frutos e o vosso fruto permaneça” (Jo. 15, 16). Cabe-me, portanto, com o exemplo destas preciosas testemunhas da fé (meus antecessores), ciente das oportunidades e desafios do presente, contribuir para um tempo pós-Jubilar fecundo e ainda mais missionário, até porque “os campos estão brancos e prontos para a colheita.”

Por isso, dirijo-me a cada Grupo de Oração da RCC existente no Brasil e com eles quero clamar: “Vem, Espírito Santo! Vem para reavivar a chama do amor em cada coração; vem para renovar e santificar todas as coisas; vem para nos dar ‘fogo no coração, palavra nos lábios e profecia no olhar’ (Papa São Paulo VI); vem e derrama uma chuva de carismas sobre a RCCBRASIL para que, com toda a Igreja, sejamos “sal da terra e luz do mundo” (cf. Mt. 5,13- 15); vem e sela em nossos corações a comunhão para que o mundo creia; vem para que conduzidos por Ti possamos trabalhar para a implantação da Cultura de Pentecostes!” 

Tenho convicção de que os Grupos de Oração da RCC são uma maravilhosa estratégia inspirada pelo Espírito Santo para uma renovada evangelização, para o encontro pessoal com Deus e com os irmãos, para dizer ao mundo que Pentecostes é hoje! Portanto, o Projeto de Deus para o Movimento Eclesial é Grupo de Oração! Por isso, pensando em cada um deles, quero encorajá-los firmemente a seguirem perseverantes no louvor, na unidade inquebrantável, na comunhão fraterna, no exercício dos carismas, na pregação ungida da Palavra de Deus, no clamor sincero pela contínua efusão do Espírito Santo, na saída missionária,  fiéis  à Identidade  que nos foi dada pelo próprio Senhor. Que cada Grupo de Oração da RCC seja, de fato, um “Cenáculo de Jerusalém dos dias de hoje!” 

O que dizer aos meus amados irmãos e irmãs, Conselheiros Nacionais, homens e mulheres tementes a Deus? Muito obrigado pela docilidade à voz do Senhor e pela vida doada  em  favor das Suas ovelhas! Vocês são sinais de unidade e de pastoreio imprescindíveis para a RCC presente em todas as Dioceses brasileiras, vocês são uma verdadeira riqueza para as coordenações diocesanas, as quais sabem que não estão sós, mas que estão inseridas num contexto de comunhão com irmãos de todo o País, em suporte mútuo de fé (cf. Ef. 4,1-4). Vamos juntos evangelizar, partilhar com todos na Igreja e no mundo a graça do batismo no Espírito Santo, trabalhar para a unidade do Corpo de Cristo, servir a Jesus nos pobres e necessitados! (cf. Papa Francisco à Corrente de Graça). Vamos juntos cuidar dos Grupos de  Oração  da RCC  e multiplicá-los para que mais e mais almas sejam salvas. Eu, um simples servo na vinha do Senhor,  me  associo  a todos vocês, servidores valorosos, para em estreita comunhão andarmos para frente sem nos fatigar (cf. Is. 40,31c).

Saúdo, ainda, vivamente todos os colaboradores de nosso Escritório Nacional, homens e mulheres dedicados ao serviço do Senhor, sempre  à disposição dos  Grupos de  Oração da RCC  em todo o Brasil. A missão da RCCBRASIL não seria a mesma sem vocês. Quero encorajá-los a reavivar a chama do dom de Deus que já recebestes e “a vos oferecerdes como hóstias vivas, santas e agradáveis a Deus” (cf. Rm 12,1 e Lumen Gentium,10).

A RCCBRASIL, com toda a sua potencialidade e vitalidade, é e pretende ser cada vez mais um instrumento humilde e eficaz nas mãos do Senhor, à serviço da Igreja,  em  comunhão com todos, dando ao mundo um testemunho atraente de santidade, condizente com a imensa graça recebida nos últimos 50 anos. Consciente de sua identidade e missão, ama, valoriza e quer sinceramente estar em comunhão com todas as expressões da grande e caudalosa Corrente de Graça.

Confiamo-nos, pois, à proteção e intercessão da Mãe Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, de São Miguel Arcanjo, de São João Paulo II e da Beata Elena Guerra.

 

Veni Sancte Spiritus!

 

Vinícius Rodrigues Simões
Secretário Geral do Conselho Nacional da RCCBRASIL
(Presidente-eleito do Conselho Nacional da RCCBRASIL- 2020/2022)
Grupo de Oração Jesus Senhor-Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.