Roma, 31 de maio de 2022 

 

X Encontro Mundial das Famílias 


 

Queridas famílias, 

 

Com grande alegria vos anuncio que, de acordo com o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, os Beatos esposos Luigi e Maria Beltrame Quattrocchi serão os patronos do X Encontro Mundial das Famílias, que será realizado em Roma de 22 a 26 de junho de 2022.

 

O casal Beltrame Quattrocchi foi o primeiro casal a ser beatificado pela Igreja Católica, em 21 de outubro de 2001, no pontificado de João Paulo II na Basílica de São Pedro, na presença de seus filhos Tarcísio, Paolo e Enrichetta. 

 

A história de toda a família, que passou a maior parte da sua vida em Roma, aparece ainda hoje como um autêntico, credível e atual testemunho de amor conjugal. Seu casamento, celebrado em 25 de novembro de 1905 na Basílica de Santa Maria Maggiore, foi vivido em um constante caminho de crescimento espiritual.

 

Na união conjugal, Luigi e Maria acolheram com confiança e alegria o grande dom da vida. Com efeito, foram os quatro os filhos que fizeram feliz o casamento deles e, animados por uma fé viva, os educaram ao Evangelho desde cedo. Os três primeiros abraçaram a vida consagrada: Filippo tornou-se monge beneditino com o nome de Dom Tarcisio; Stefania entrou no mosteiro beneditino do SS. Sacramento em Milão e tomou o nome de Irmã Cecília; e Cesare, que se tornou padre trapista com o nome de Paolino, é candidato às honras dos altares. A filha mais nova Enrichetta, leiga consagrada, declarada venerável pelo Papa Francisco em 30 de agosto de 2021, passou a vida sempre ao lado dos pais, em perseverante oração, consagrando-se ao Senhor a serviço dos outros.

 

Ainda ao casal Beltrame Quattrocchi atribui-se o mérito por ter criado a primeira experiência de caminhos vocacionais que ajudassem os jovens a compreender a beleza e a importância do Sacramento do Matrimônio ou os orientassem na escolha da vida consagrada. Eles foram, de fato, os iniciadores da Pastoral Familiar na Diocese de Roma.

 

Exorto-vos a seguir o exemplo e o testemunho da família Beltrame Quattrocchi, que encarna o tema do próximo Encontro Mundial das Famílias: “Amor em família, vocação e caminho de santidade”. Edificados pelo testemunho de fé deles, confiamos aos Beatos Luigi e Maria todas as famílias do mundo, especialmente os feridos e em dificuldade, provados pela pobreza, pela doença e pela guerra. À intercessão deles confiamos a preparação e a realização do Encontro e os abundantes frutos espirituais que o Senhor, através deste evento eclesial, concederá. 

 

Que Nossa Senhora do Divino Amor, em cujo Santuário repousam os restos mortais dos Beatos, cuide das famílias do mundo com o carinho e a ternura com que cuidou da Família de Nazaré. 

 

Angelo Car. De Donatis

Vigário Geral de Sua Santidade

Pela Diocese de Roma

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.