Na Audiência Geral desta semana o Santo Padre continuou sua catequese sobre a paixão de evangelizar e esclareceu o que significa ser apóstolo hoje em dia, sejam sacerdotes sejam leigos.

Francisco começou explicando, com base na escola do Concílio Vaticano II, o significado de “ser apóstolos” hoje em dia. Disse que pessoas consagradas e leigos têm tarefas diferentes, mas um chamado comum à missão, mesmo aqueles que ocupam os cargos mais altos no Igreja é chamada para servir e que dessa maneira o Cristo Ressuscitado envia os seus apóstolos ao mundo, “transmitindo-lhes a força que Ele mesmo recebeu do Pai e dando-lhes o seu Espírito”.

Aproveitado o exemplo dos Doze apóstolos e o testemunho de Paulo, o Santo Padre explicou que a vocação cristã é também vocação ao apostolado. Que o cristão precisa as suas atitudes, as suas escolhas e decisões, sempre levando em consideração alguns pontos importantes: que tudo depende de um chamado gratuito de Deus; que Deus também escolhe para serviços que às vezes parecem sobrecarregar as capacidades individuais ou não corresponder às expectativas, mas que esse chamado deve ser respondido gratuitamente.

De acordo com o Pontífice, o chamado de Deus é  comum a que recebeu o Sacramento da Ordem, às pessoas consagradas, e a cada fiel leigo, homem ou mulher. “É um chamado a todos e esse tesouro que você recebeu como vocação cristã, você deve doá-lo. É a dinamicidade da vocação, é a dinamicidade da vida”, frisou o Papa. Que continuou afirmando que se trata de um chamado que permite ao cristão desempenhar sua tarefa apostólica de maneira ativa e criativa, dentro da Igreja em que “há diversidade de ministério, mas unidade de missão.

Francisco fez um alerta quanto a vaidade e disse mesmo aqueles que ocupam os cargos mais altos na vida eclesial devem entender o chamado com uma missão para servir. “Não há promoção aqui, e quando você concebe a vida cristã como uma promoção, que o de cima comanda os outros porque conseguiu subir, isso não é cristianismo. Isso é puro paganismo. A vocação cristã não é uma promoção para subir, não! Isso é outra coisa”, enfatizou o Santo Padre.

O Pontífice continuou dizendo que todos são iguais e que quando uma das partes se considera mais importante do que as outras e “levanta um pouco o nariz, então, está errada”. Segundo ele, essa não é a vocação de Jesus. E que o cristão, ao encontrar uma pessoa com uma vocação mais elevada na Igreja, mas que é vaidosa, então ele deve dizer: ‘Coitada’! Pediu ainda que reze por essa pessoa porque ela não compreendeu qual é a vocação de Deus. “A vocação de Deus é a adoração do Pai, o amor à comunidade e o serviço. Isso é ser apóstolos, este é o testemunho dos apóstolos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.