Classificada pela presidente do Conselho da RCCBRASIL, Katia Roldi, como uma tarde histórica, a Santa Missa desta sexta-feira, 27 de janeiro, foi presidida pelo Monsenhor Jonas Abib e concelebrada pelo padre Eduardo Dougherty S.J, junto com outras dezenas de sacerdotes vindos de todo o país. Padre Eduardo e Monsenhor Jonas são pioneiros da RCC no Brasil e testemunharam o crescimento do Movimento em solo brasileiro.

No altar, destaque para a cor vermelha nos paramentos litúrgicos, em razão de ser uma missa votiva ao Espírito Santo. “É um Pentecostes sobre nós”, disse o Monsenhor Jonas logo no início da celebração eucarística.

Com relatos divertidos e marcados por um testemunho de perseverança, o Monsenhor fez um breve relato sobre o surgimento da RCC no Brasil e como ele e padre Eduardo aprenderam sobre os dons carismáticos. Ele contou que eles fizeram um retiro de uma semana com o padre Robert DeGrandis, dos EUA. “Nós ficamos estupefatos, até assustados porque ainda não tínhamos visto nada parecido, não tínhamos tido ainda aquela experiência. Durante uma semana, fomos aprendendo dom por dom e a nossa fé cresceu e se tornou uma fé carismática. A cada dia do retiro, a nossa fé se renovava”, relatou.

Ao utilizar-se dessa experiência, o Monsenhor convocou toda a RCC a também “mergulhar” no aprendizado sobre os dons carismáticos. “O uso dos dons precisa ser reaprendido. É um presente que vamos dar a Deus nesses 50 anos da RCC”, disse.

Uso dos carismas

Outro forte apelo da homilia foi para que os carismáticos do Brasil se atentem para o exercício de todos os carismas. “A Renovação Carismática Católica precisa ter e cultivar os carismas. Se não tem os carismas, não é RCC”, alertou. “Levanta-te! Vem com tudo; Deus está contigo!”, dizia ainda Jonas Abib, impulsionando os carismáticos a se lançarem para espalhar a experiência do Batismo no Espírito Santo.

O Monsenhor ainda fez a seguinte exortação: “É preciso que em cada cidade, em cada Grupo de Oração, em cada canto da nossa nação, haja a manifestação de todos os dons carismáticos. A RCC não pode ficar só no dom das línguas. Onde estão os outros oito dons? Em cada lugar onde houver a RCC, é preciso que se manifestem todos os dons. Invoquemos o Espírito Santo para que Ele nos dê o uso dos nove dons, sem a falta de nenhum deles”, destacou.

Ao final da homilia, houve um grande momento de invocação ao Espírito Santo, clamando por essa plenitude da ação do paráclito. A oração culminou com a seguinte profecia: “Curvai-vos diante de mim e pedi intensamente plenitude do Espírito Santo. Sim, curvai-vos diante de mim e pedi plenitude do Espírito Santo! Vós precisais. Vossos Grupos precisam. Vossas cidades precisam. Vossa nação precisa, necessita! Pedi plenitude do Espírito Santo e para isso, usem os meus carismas. Usem sempre, usem constantemente os meus carismas, não deixeis de usá-los. Eles são as ferramentas que eu ponho em vossas mãos para abolirdes todas as brechas e caminhos. Usai os carismas do meu Espírito.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.