Quando se pensa na palavra “missão” é comum imaginar lugares longínquos e ambientes inóspitos, aonde se chega para anunciar o Amor de Deus. Em se tratando de “terras urbanas”, esses lugares não precisam ser tão distantes ou em más condições, mas são, sem dúvida, inusitados. É o que os jovens da missão “Com Jesus na Copa” dos grandes centros urbanos têm experimentado.

Em São Paulo (SP), por exemplo, além do estádio, onde aconteceram os jogos da Copa, a missão se estendeu ao Parque Ibirapuera, Cracolândia, centro da cidade, e à rua “25 de março”, maior centro comercial do país e por onde passam cerca de 80 mil pessoas diariamente. E mesmo na correria dos grandes centros urbanos, os missionários puderam ver o quanto é emocionante a alegria dos que são impactados com a mensagem do amor de Deus.

altOs 200 missionários passaram em todas as ruas do parque com cânticos, orações, realização de flash mob e abordagem querigmática, levando o Amor de Deus a muitos que visitavam o Ibirapuera pela primeira vez ou que costumavam frequentar semanalmente o local.

“Foi um momento de muitas bênçãos, pois o Parque foi contagiado pela alegria dos jovens com seus cânticos, instrumentos e abordagem que faziam com o refrão: “1, 2, 3 Jesus te ama e ama muito”. “Muitas pessoas perguntavam para nós o que estava acontecendo e quem eram aqueles jovens uniformizados. Respondíamos que era a seleção de Jesus em campo na copa de 2014”, lembra emocionado Reginaldo Aparecido, membro da comissão de comunicação do Ministério Jovem de São Paulo.

No dia da missão no Parque Ibirapuera, logo no início da Copa, 14/6, às 15h, os missionários chegaram ao lugar aonde as Tribos urbanas se reúnem, pararam e começaram a orar o terço da misericórdia por cada jovem, suas necessidades e situações que estavam vivendo. Colocaram-se de joelhos e pediram toda Misericórdia Divina na vida daqueles jovens.

altSem dúvida, muitas graças foram derramadas também na passagem pela rua “25 de março”, onde o diretor espiritual do RCC SP, padre Paulo Eduardo, conduziu um momento de Adoração em pleno centro comercial.

Os missionários também ficaram emocionados quando evangelizavam na Cracolância. “O que me emocionou foi quando encontramos crianças com aproximadamente seis anos, que moravam ali, no meio daquela bagunça e não sabiam identificar quem eram seus pais”, lembra com pesar um dos jovens missionários.

A missão “Com Jesus na Copa” pode deixar um legado para vários grupos de oração da RCC pelo Brasil, que precisam utilizar os espaços urbanos tão necessitados da presença do sagrado para evangelizarem.

Missão em combate ao tráfico humano

altDesde a abertura da Copa, dia 12/6, os panfletos produzidos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estão sendo utilizados pelos jovens da missão “Com Jesus na Copa”.

Além do primeiro anúncio do Evangelho, a brasileiros e estrangeiros que visitaram os 18 estados onde acontece a missão, eles também levam uma denúncia social:  quem tem amor no coração deve ter a atenção voltada preferencialmente pelos pobres e marginalizados e deve denunciar tudo o que vai contra a dignidade humana.

Por isso, junto com panfletos explicativos da missão, os missionários levaram consigo panfletos da CNBB, que foram produzidos especialmente para a Copa, que recomendam sobre manter a alegria autêntica e pacífica de torcedores, mas também um alerta contra o tráfico humano – tema abordado na Campanha da Fraternidade da CNBB, em 2014.

Em Minas Gerais, um dos últimos estados a realizar a missão “Com Jesus na Copa” (11 a 13/7), a organização fez um único panfleto, inserindo o alerta sobre tráfico humano (veja como foi a missão em Minas Gerais).

Fonte: Comunicação Com Jesus na Copa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.