A tarde do primeiro dia do Encontro Nacional de Formação – ENF 2013 – levou os participantes do evento a vivenciarem a fé por meio das reflexões do Bispo Auxiliar de Vitória/ES, Dom Sevilha. Perguntas do tipo: “Como está sua vida de oração?”, “Como está a sua fé?” e “Como você está?” iniciaram a temática da segunda pregação. Para o bispo, a fé deve ser alimentada por meio da oração: “A oração se torna essencial para quem caminha dentro da RCC.” E continua a pregação trazendo novas questões: “Como fruto da sua fé, você é bom? Seus pensamentos são bons? Suas palavras são boas? Seu coração é bom?”
Dessa maneira, Dom Sevilha apresenta a fé como um dom que gera frutos, dentre eles felicidade, amor, paz, paciência e amabilidade.
Fundamentado nas palavras do papa Bento XVI, Dom Sevilha afirma estarmos passando por uma desertificação espiritual, por isso, o Santo Padre, impulsionado pelo Espírito Santo, coloca-nos o Ano da Fé para ser propagado pela  Igreja em 2013.
Ele também apresenta a família como o primeiro local de vivência da fé: “Não há como fabricar a fé. Precisamos  cuida-la, cultiva-la, acolhe-la, sobretudo na família, primeira catequista da criança”.
E para abastecer a fé na missão que Deus deu a cada um, Dom Sevilha ressalta que a experiência do Amor de Deus deve ser buscada nos Grupos de Oração: “A experiência de Deus é a alma da evangelização, o que não deve ficar só em palavras.”
Ele terminou sua reflexão com uma frase de Santa Benedita da Cruz: “Para onde Deus nos leva ignoramos. Sabemos somente que Ele nos leva” (Edith Stein)
Ao final das palavras de Dom Sevilha, os membros do Conselho Nacional Onazir Conceição e Aline Crispim levaram os encontristas a vivenciarem momentos de profunda espiritualidade pedindo a Deus que lhes dessem uma fé viva.
Para fechar este segundo momento, os participantes partilharam qual a situação em suas vidas de  maior dificuldade em vivenciarem a fé. A pergunta que se transformou em partilha e teve como encerramento o sinal da cruz traçado na testa de cada um.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.