Neste final de semana os comunicadores catarinenses estiveram reunidos em formação num evento histórico. O Encontro Estadual para Comunicadores (EEC) de Grupos de Oração teve uma intensa programação formativa, de oração e partilhas. O evento foi realizado na Diocese de Joinville, na paróquia São Judas Tadeu, entre os dias 5 e 7 de setembro, reunindo mais de 150 comunicadores de 8 das 10 dioceses do estado. O encontro marca o início de um tempo novo para o Ministério de Comunicação Social (MCS) de toda Santa Catarina. Uma vitória, um novo vigor para os comunicadores se doarem ainda mais na missão confiada pelo próprio Cristo.
O EEC teve início na sexta-feira (5), com a celebração da Santa Missa presidida pelo bispo diocesano de Joinville, Dom Irineu Roque Scherer, que é referencial da comunicação no Regional Sul IV da CNBB, concelebrada pelo pároco padre Sérgio Silva. As formações do encontro foram conduzidas e ministradas por Airton Rocha (coordenador nacional do MCS RCC Brasil); Fabíola Goulart (equipe nacional do MCS RCC Brasil) e Gustavo Huguenin (criador logo JMJ Rio2013). Quem também marcou presença foi o ministério de música Amados do Eterno, de Camboriú/SC, que ministrou durante todo o EEC. Além deles, o presidente do Conselho Estadual da RCC Santa Catarina, Adriano José Mendes, também partilhou deste grande evento e colaborou nos debates sobre comunicação dentro do Movimento e da Igreja, e ministrou a palavra no Grupo de Oração de sábado.
As formações e pregações de todo o encontro tiveram em si a mesma essência: deixar claro que o MCS é integrado por ministros e não por meros “fazedores de coisas”, termo bastante repetido pelos formadores. No sábado, durante o Grupo de Oração com adoração ao Santíssimo Sacramento, mais uma vez foi proclamada a passagem da revelação da vocação de Jeremias. Leitura que tem acompanhado o MCS de Santa Catarina há um tempo e, durante o EEC, veio reforçar o chamado aos ministros catarinenses.
Um dos objetivos do evento foi unir espiritualidade à técnica. Para isso, além dos momentos de oração, foram realizadas três rodadas de workshops. Simultaneamente, aconteciam formações de três ferramentas em cada uma delas. Foram realizadas oficinas de: fotografia; rádio e web rádio; assessoria de comunicação; vídeo e web tv; organização de eventos; redes sociais; artes gráficas; jornalismo e acolhida. Com momentos mais formativos e outros mais práticos, por maior que fosse o desejo de participar de todos os workshops, cada comunicador pôde participar de uma oficina por rodada e se aprofundar um pouco mais em algumas das ferramentas disponíveis para o seu servir. No entanto, o kit “O Comunicador”, recebido por cada participante, contemplava um CD com todos os arquivos de formação do evento, de tal modo que todos tenham acesso aos conteúdos e possam fazer uso dele para formação e partilhas posteriores.
A proposta de programação do EEC foi um dos diferenciais deste encontro. Com plenárias para perguntas, debates, momentos de vivência fraterna para partilhas e um embasamento técnico maior. O evento foi considerado um sucesso pelo coordenador estadual do MCS da RCC em Santa Catarina, Darlan dos Santos. “Foi muito bom, muita gente veio elogiar e nós também gostamos muito. Foi uma bênção, louvado seja Deus por tudo”, comemorou.
Por Ministério de Comunicação RCC SC