A Quaresma é um tempo favorável para fortalecer nossa espiritualidade e intimidade com o Senhor, tempo que nos convida a adentrar a sacralidade da paixão e morte de Cristo, preparando-nos para Sua ressurreição. Diante da correria do dia-a-dia, percebe-se que muita coisa passa despercebida na vida das pessoas; as datas festivas já não mais aguardadas e comemoradas com tanta intensidade como outrora eram, afinal, as pessoas estão sempre correndo contra o tempo e, quando se deparam com calendário, já é Semana Santa, já é Páscoa, já passou a Quaresma, já chegou o Natal.

Com a proposta de proporcionar aos cristãos uma ajuda para viverem bem o tempo Quaresmal, voltando-se às práticas espirituais, reflexão do Evangelho, conversão, proximidade com Deus, inserindo-os em desafios no contexto do seu cotidiano; o Ministério de Comunicação Social da RCC de Criciúma e da RCC de Chapecó, inspirados pelo mover do Espírito Santo, lançaram dois projetos muito bacana, e os carismáticos do estado de Santa Catarina abraçaram o desafio.

Na Diocese de Criciúma, o projeto intitulado “Calendário Quaresmal 2014” (desenvolvido pelos Catolicos con Ación) lança desafios diários com base no Evangelho do dia, postando, a cada dia, uma arte no facebook. “Ajude! Renuncie uma refeição e alimente alguém que não tem o que comer”, “Reconheça teus pecados! Faça um bom exame de consciência e procure o sacramento da confissão”, foram os desafios lançados a partir da reflexão do Evangelho dos dias 7 e 8 de março, respectivamente.  De tal forma, semeando a Palavra de Deus, a partir da reflexão do Evangelho, tornando o espaço das redes sociais um ambiente no qual todos são evangelizados e conscientizados recordando – e reforçando – que estamos vivendo um tempo litúrgico especial na vida da Igreja, e promove as práticas espirituais favoráveis.

Na Diocese de Chapecó, embasada a todos os valores da Quaresma, a proposta de preparação para a grande festa da Páscoa é crescer espiritualmente no louvor a Deus, fazendo desse tempo de penitência e 

reconciliação uma verdadeira ação de graças pela entrega de Jesus, e por tudo que Sua paixão, morte e ressurreição já trouxe a nossas vidas. O projeto fotográfico “40 dias de louvor” propõe que, durante os quarenta dias da quaresma, seja tirada uma foto que represente algo pelo qual você é grato a Deus, e esse louvor seja compartilhado nas redes sociais com a hashtag #40diasdelouvor. De tal forma, compreenderemos que, apesar de todas as dificuldades, limitações e provações que enfrentamos, já vivemos e testemunhamos a glória da ressurreição, pois nossa vitória está na cruz que o calvário nos trouxe, no qual somos, também, santificados.

Participe desses projetos, deixando que o Espírito Santo de Deus nos oriente, nesse tempo de Quaresma, a viver bem a proposta da Santa Igreja.


“Que o Espírito Santo sustente estes nossos propósitos e reforce em nós a atenção e solicitude pela miséria humana, para nos tornarmos misericordiosos e agentes de misericórdia.” — Mensagem Quaresmal do Papa Francisco

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.