O Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica do Maranhão realizou nos dias 04, 05 e 06 de maio a Conferência Estadual de Líderes Jovens. O evento aconteceu na cidade de Barra do Corda, Diocese de Grajaú. Na oportunidade, estiveram presentes Mérison Santos que coordena o Ministério Jovem no Maranhão e toda a equipe de serviço estadual, composta por coordenadores do Ministério nas 12 dioceses, além dos jovens que ocupam funções na equipe.

A Conferência aconteceu no intuito de formar as lideranças do Ministério Jovem na moção de trabalho 2017-2019:  ‘Apóstolos e Guardiões da Identidade da RCC’.

Segundo o coordenador estadual do Ministério Jovem, os cerca de 200 jovens presentes viveram momentos de avivamento, cura e unidade. “ Nós mergulhamos no perfil de Timóteo como um jovem que recebeu de Paulo o Legado de cuidar da identidade da Igreja naquele tempo. Foi momento de rever os trabalhos e de planejar as ações em cima dos quatro eixos : Identidade Carismática, Formação Integral do Jovem, Formação Ministerial e unidade”, destacou Mérison.

O Projeto Coração em Fogo

Para o triênio 2017 – 2019 a Secretaria Latino americana de Jovens, responsável pela juventude carismática junto ao CONCLAT, está abordando o tema ‘Coração em Fogo’, moção profética que foi proferida pelo Papa Francisco em junho de 2017, em sua audiência geral que abriu a celebração do Jubileu de Ouro da RCC, em Roma.

Essa temática tem objetivo de reinflamar os corações dos jovens na chama do amor de Deus através da experiência de um novo contato com o Espírito Santo dentro dos Grupos de Oração. Esse direcionamento vale para toda a juventude carismática da América Latina.

Além desse tema, na Conferência do Maranhão, foram abordados temas sobre identidade e sexualidade, principalmente na vida da liderança, dentro do eixo da ‘Formação Integral dos Jovens’ a ser trabalhado de forma específica nas reuniões ‘Incendeia’, que é a reunião do Ministério Jovem dentro do Grupo de Oração.

No sábado à noite, o evento foi contemplado com a presença do jovem casal de namorados Géssika e Murilo, do Estado do Tocantins que levaram o seu testemunho de vida e namoro. Hoje, noivos e morando em estados diferentes, eles falaram dos desafios em viver um namoro santo e à distância. Castidade, jejum, oração e penitência foram assuntos abordados na palestra.

Workshops

Houve também workshops nos quais foram abordados assuntos importantes no Ministério Jovem, como a comunicação a serviço da unidade, o caminho do jovem no Movimento e as reuniões ‘Incendeia’ que são encontros organizados pela equipe jovem para motivar a perseverança dos jovens nos Grupos de Oração.

A Conferência foi encerrada com um momento de batismo no Espírito Santo, no qual o Senhor, mais uma vez, reafirmou novos tempos para a juventude carismática do Maranhão. Na ocasião cada coordenador diocesano recebeu um Ofício da Imaculada, para motivar a juventude a ser cada vez mais Mariana e plena no Espírito Santo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.