“Triunfe em vossos corações a paz de Cristo, para a qual fostes chamados” (Cl 3, 15) foi o tema do terceiro ensino ministrado pela coordenadora nacional do Ministério de Pregação, Beatriz Vargas.
Falando sobre a Escuta Profética realizada em Belém na Palestina pelo ICCRS (Serviços para a Renovação Carismática Católica Internacional) em novembro de 2013, Beatriz ressaltou sobre a exortação feita por Deus aos carismáticos do mundo dizendo que estes têm deixado de ouvir Sua voz.
A coordenadora nacional do Ministério de Pregação também destacou aos participantes sobre a necessidade de se colocar a vontade de Deus no centro de suas vidas. “Já passou da hora de sermos superficiais, precisamos buscar a santidade”, afirmou.
Beatriz também ressaltou o trecho da fala de Papa Francisco, em junho de 2014, quando falou sobre as fofocas e a desunião. A pregadora disse que já não é mais tempo de existir essas coisas no meio do povo de Deus: “Todas essas coisas têm nos tirado a Paz”.
A coordenadora ainda chamou a atenção para o perigo da vaidade que muitas vezes toma conta dos pregadores. “Um servo da Palavra de Deus tem que se colocar com simplicidade e humildade. Porque se sabemos de alguma coisa é porque um dia a bondade do Senhor apareceu em nossa vida, conforme diz Tito”. E acrescentou que esse dia da bondade, foi o dia em que cada um pisou num Grupo de Oração e teve a experiência com o Batismo no Espírito Santo.
Ao final de sua pregação, Beatriz afirmou que sua fala foi apenas uma preparação para a adoração que aconteceria em seguida. E como motivação para o momento, fez a leitura: “Santificai-vos porque amanhã o Senhor operará no meio de vós coisas maravilhosas” (Josué 3,5). “Precisamos sempre estar preparados para as coisas maravilhosas que o Senhor quer realizar”, finalizou.
Já o quarto ensino do dia foi ministrado pela presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, Katia Zavaris, que aprofundou o tema “Jesus Cristo, o vínculo da Paz” (Ef 2, 14).
Relembrando a fala da presidente do ICCRS, Michelle Moran, no Encontro Mundial da RCC na Uganda neste ano, Katia falou sobre a RCC já ser um Movimento adulto, que caminha para a sua maturidade. Nesse sentido, explicou sobre a necessidade da unidade: “os pregadores precisam aprender a viver em comunidade, isso é necessário porque a missão é um caminho muito perigoso para se andar sozinho”, referindo-se ao perigo da vaidade.
A presidente também citou três pontos importantíssimos discutidos na reunião do Conselho Carismático Católico da RCC América Latina, realizada no Equador neste mês: Grupo de Oração, Seminário de Vida no Espírito Santo e pregação.
Katia falou sobre ser indispensável a participação do pregador no Grupo de Oração e nos compromissos correspondentes. “O Grupo de Oração é a metodologia de Deus para que a RCC exista. Precisamos ver o Grupo como um tesouro; o Grupo de Oração é um tesouro de Deus”, destacou.
A presidente da RCC do Brasil também chamou a atenção dos pregadores em relação a se pregar apenas em eventos grandes. “Temos tido dificuldades de encontrar pregadores para os Grupos de Oração. Existem para a tarde de louvor, para o evento, mas não para o Grupo ou para o Seminário de Vida no Espírito Santo. Enquanto, na verdade, devemos separar os melhores pregadores para o Grupo de Oração”.
Katia afirmou que a Renovação Carismática Católica vive um novo tempo. “Ficamos nos perguntando o que vai acontecer de novo? Mas, a novidade está dentro do meu e do seu coração”, explicou.
A presidente finalizou o momento direcionando os servos a que “se dediquem à formação, porque não é pela pessoa ou pelo coordenador que te convidou que você vai participar, mas é por Jesus Cristo que é o vínculo da Paz”.
Após o ensino, Katia pediu que todos os presentes entrelaçassem seus braços e firmassem o compromisso de ajudar uns aos outros. Em seguida, direcionou: “É assim que devemos caminhar: acorrentados no Amor de Jesus”.