O 13º Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica do Tocantins (RCC TO) foi uma grande celebração da fé em Jesus Cristo. Sediado em Gurupi, a cerca de 200 quilômetros de Palmas/TO, o evento contou a participação de quase 1.500 pessoas, vindas das cinco dioceses pertencentes ao Estado do Tocantins. “Estamos muito felizes! O Congresso foi uma benção. Nosso coração está radiante de alegria, glorificando a Deus pelas grandes maravilhas que realizou em todos nós”, afirmou o presidente do Conselho Estadual da RCCTO, Pedro Rodrigues.

Um dos momentos marcantes aconteceu logo após a pregação da presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, Katia Zavaris, na manhã do dia 30. A pregação com o tema “Revive Renovação” discorreu sobre a moção profética que Deus tem inspirado a toda a RCC: a de reviver, renovar-se e de viver plenamente a efusão do Espírito Santo. Ao final da pregação, houve um forte momento de oração no qual a juventude se reuniu em torno da cruz, professando a fé em Jesus e cantando a música-tema da RCC para o altano de 2013: “A nossa fé”. “Foi um momento inesquecível. O Congresso superou todas as expectativas”, contou Géssika Teixeira, do Ministério Jovem, da Diocese de Tocantinópolis.

A programação também contou com pregações com Onazir Conceição e Reinaldo Reis, ambos do Conselho Nacional da RCCBRASIL, além da presença de dois bispos que presidiram a celebração das missas na sexta-feira e domingo: Dom Rodolfo Weber, da Prelazia de Cristalândia (missa de abertura) e Dom Romualdo Kujawski, da Diocese de Porto Nacional (missa de encerramento).

VIVÊNCIA DA FÉ

altCom o tema “Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (I Jo 5), o Congresso Estadual teve vários momentos de ensino da palavra sobre essa temática.

Ao citar a encíclica Porta Fidei, de Bento XVI, Onazir Conceição afirmou que precisamos combater o relativismo. “Com esse documento, o Papa emérito está nos dizendo: desperta povo da fé, levanta! Devemos abrir os olhos para aquilo que está relativizado em nossa vida, servos que estão vivendo fora da vontade de Deus porque entraram na dinâmica do mundo. Deixamos de viver o que pregamos e caímos naquilo que reconhecemos ser o oposto do querer do Espírito. O Senhor pede de nossa parte fidelidade. O homem fiel recebe a força do confiar-se ao Senhor, que é fiel”, afirmou.

Já Reinaldo Reis, ao explicar a fé carismática, lembrou que uma afirmação do Beato João Paulo II que diz que os movimentos eclesiais pós-vaticano II vieram revelar a fé que lhe é própria. “Faz parte da identidade da RCC despertar a Igreja para a dimensão da fé carismática. A fé carismática é uma fé expectante, que espera a ação de Deus”, afirmou.

OUTRAS ATIVIDADES

Além das pregações, momentos de oração, missas e adoração ao Santíssimo Sacramento, houve evangelização das crianças e espaço jovem, com noite de louvor ministrada por Antônio Alves.

Veja mais fotos do Congresso Estadual no Facebook da RCC Tocantins.

Fonte: Ministério de Comunicação RCCTO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.