O Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica do estado do Rio de Janeiro teve início na sexta (9), com a pregação da presidente do Conselho Nacional da RCC, Katia Roldi Zavaris. Os carismáticos lotaram o Ginásio do Colégio Salesiano de Niterói/RJ, onde aconteceu o evento.

Em sua pregação, Katia enfatizou que o nosso sim para Deus possui uma dimensão que não pode ser medida e que com a graça do Espírito Santo modificamos todas as coisas: “Quem se torna servo de Deus, é servo até o último suspiro. Para qualquer missão assumida na RCC, escute o Senhor, pois você não dará frutos onde o Senhor não te coloca. O Senhor está soprando sobre os Grupos de Oração. Renove a sua decisão, a sua entrega. Entregue para Ele uma folha em branco, deixando que Ele a preencha”.

alt“Não devemos nos desanimar ao ver os Grupos de Oração, diante de assembleias pequenas. Sob um olhar espiritual, praticando a obediência, daremos frutos”, complementou Katia. A pregação acabou com a presença dos servos do Ministério Jovem chamados à frente para reafirmar o seu sim com a RCC e com a Igreja.

Dom José Francisco Rezende Dias, arcebispo da arquidiocese de Niterói, também marcou presença no Congresso Estadual e deixou uma mensagem muito especial para todos os membros da Renovação Carismática Católica do Estado do Rio.

“Queridos participantes do Congresso Estadual da Renovação Carismática, na condição de Arcebispo de Niterói, eu quero manifestar a minha alegria de poder acolhê-los em nossa Arquidiocese. Fico feliz que neste congresso tenha a participação de representantes de todas as dez dioceses da Administração Apostólica do nosso Regional Leste 1 (da CNBB), do Estado do Rio de Janeiro.

Estamos chegando ao final do Ano da Fé e a importância de participar nesse encontro também é reavivar a nossa fé e nos dispor a crescer sempre mais como verdadeiros discípulos missionários de Jesus. Por isso, desejo que todos os participantes possam acolher, com muito amor, tudo aquilo que for ensinado, celebrado e vivido, para que sejam, nesse mundo, testemunhas verdadeiras de Jesus, irradiando a sua fé, irradiando a sua luz.

altNesse nosso mundo tão individualista, tão fechado nos interesses econômicos, que nós possamos testemunhar a nossa fé, que nos leva a ir ao encontro do irmão num gesto de gratuidade e de generosidade. Que Deus abençoe a todos, com muita alegria, esperança e fé”, encerrou o arcebispo.

Bênçãos e louvor guiados pelo Espírito Santo contagiaram os participantes. Também esteve presente Ironi Spuldaro, que durante as pregações, advertia os fiéis quanto ao secularismo e às ciladas do demônio, que tentam nos derrubar com as tentações do mundo.

“Hoje em dia, nós acabamos investindo só na vida material, porém, este investimento não é o principal. Nós precisamos do sopro do Espírito Santo para manter nossa alma viva, ativa a produzir seus frutos”, disse Ironi.

A Adoração ao Santíssimo foi conduzida pelo diácono Renato Ritton e pelo coordenador estadual da RCC RJ, Ricardo Emílio. Ao final do Congresso, a participação de padre Dudu motivou intensas orações convidando os carismáticos a se tornarem verdadeiros adoradores do Espírito Santo de Deus.

Congressinho garante evangelização das crianças no Congresso Estadualalt

Paralelo ao Congresso Estadual, aconteceu o Congressinho, destinado às crianças de 5 a 12 anos de idade. Também houve o Cantinho do Amor de Deus, para as menores de 4 anos, ambos situados dentro do próprio Colégio Salesiano, onde aconteceu o evento.

Esses prediletos do Senhor não poderiam ficar de fora dessa experiência divina. O encontro promoveu muitas atividades lúdicas numa linguagem infantil, tais como: animação, pregação, oração do terço, oficinas e gincanas, tudo com o objetivo de catequizar os pequeninos.

A coordenadora estadual do Ministério para as Crianças, Deise Soares, reforça a importância das crianças participarem: “Os pais que deixaram as crianças abriram as portas para a formação espiritual delas, pois lá não estamos cuidando, mas catequizando cada uma delas”.

Para saber mais sobre como foi o Congresso Estadual, acesse: www.rccrj.org.br.

Fonte: Ministério de Comunicação RCC RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.