De 1 a 3 de setembro, o Colégio Osem, em Porto Velho (RO), recebeu de braços abertos o Congresso Estadual de Rondônia, em comemoração ao Jubileu de Ouro da RCC no mundo. Um dos momentos mais marcantes do evento foi a pregação da presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, Katia Roldi Zavaris. Abordando o tema “O Espírito Santo descerá sobre ti!”, a presidente conduziu um momento considerado profético pelos participantes. Confira o testemunho:

Katia começou afirmando que os planos de Deus são perfeitos. A cada coordenador de Grupo de Oração ela destacou a importância de trazer vivo o tema do ano no Movimento, “O Espírito Santo descerá sobre ti!” (Lc 1,35). “Estamos vivendo um tempo especial em nossa igreja, os 300 anos da aparição da Virgem Maria em Aparecida. Celebramos também os 100 anos da aparição da Virgem Maria em Fátima. Quando o Senhor se revela a nós, quando sua Mãe vem a nós, é porque algo importante Deus tem para nós. Nesse ano celebramos o Jubileu de Ouro da Renovação. Quis a providência divina que essa comemoração coincidisse com as celebrações das aparições de Nossa Senhora. Se queremos viver uma vida cheia do Espírito Santo, olhemos para Maria!”.

A presidente prosseguiu, meditando a passagem de Lucas 1, 30-35. “O anjo anunciou a Maria, da parte de Deus, lhe disse: ‘Ave Cheia de graça’. Isso é algo lindo! Quando rezamos a Ave Maria, repetimos o anúncio que o anjo fez a ela. Graça é favor de Deus, é benção. Recorde a primeira vez que você foi a um Grupo de Oração, a primeira vez que foi a um Seminário de Vida, a um louvor e viveu uma experiência com o amor de Deus. Ao sermos tocados, Ele diz a cada um de nós: ‘Você é cheio(a) da graça’.

É importante relembrarmos esse momento especial, pois por vezes acabamos nos esquecendo daquilo que Deus nos disse, daquilo que Ele realizou em nossas vidas. Se por causa do sofrimento nos esquecemos disso, é importante trazer novamente ao coração Deus dizendo: ‘Você é cheio da minha benção’.

Da mesma forma que Deus derramou sobre Maria o Seu Espírito, Ele O derramou sobre nós. Nós não temos o direito de abandonar essa benção, não podemos desanimar, pois a benção de Deus está sobre nós. Devemos afirmar com fé e certeza que somos homens e mulheres novos(as) e Deus nos ama com um amor que é eterno, um amor que nunca vai nos esquecer. 50 anos é o tempo da maturidade, esse tempo ainda é curto para um Movimento na Igreja, mas é um tempo de amadurecimento, portanto, coragem! Força! Estamos no começo de uma caminhada, isso o próprio Papa Francisco nos disse: ‘Coragem! Força, Renovação Carismática Católica!’.

A maturidade chegou a cada um de nós pertencentes a esse Movimento. Essa força e graça também está sobre nós. Mesmo que tenhamos passado por tribulações, assim como disse o Senhor, Ele estará conosco até o fim dos tempos. Mesmo que dentro, em nós, o inimigo encontre brechas para nos atacar, nos afastar dos irmãos ou do Grupo de Oração, devemos recordar que o Espírito Santo foi derramado sobre nós e vamos pedir a graça de perdoar, de amar, de ser santo(a). Para isso Ele está sendo derramado continuadamente sobre nós, para vivermos o ano da graça do Senhor. Por isso, acordemos para a graça de Deus.

Quando somos batizados no Espírito, o Senhor nos leva a olhar para o alto, para frente, e não para a nossa volta, para as provações e tribulações, para as intrigas, mas olhar para o alto, de onde vem a graça de Deus.

Essa porção de favor e graça é igual a todos nós. A mesma medida que foi derramada sobre Maria também é derramada em porção igual a cada um de nós. Ao chegarmos em nossas casas, Grupos de Oração e comunidades, somos convidados a também buscar outros irmãos que talvez tenham se afastado, e afirmar com essa certeza de que a graça de Deus é para ele também.

‘Faça-se em mim segundo a vossa palavra’. Maria não recuou, ela não pediu tempo, ela disse um sim imediato a Deus! Hoje o Senhor faz uma pergunta a nós: ‘O que você me diz, depois desse tempo que eu nunca te deixei só, que nenhuma promessa deixou de ser cumprida?’. Ele está esperando uma resposta de nós, que deve ser igual a da Virgem Maria: ‘Faça-se em mim segundo a vossa palavra’.”

Katia ainda teve uma moção durante a pregação, na qual o próprio Jesus estava diante da assembleia fazendo essa pergunta. A resposta foi unânime: “Sim!”.

“Maria disse sim, assim como nós dissemos agora. Deus tinha um plano a realizar por meio da vida de Maria, da mesma forma que tem um grande plano para realizar em sua vida, por meio da sua entrega, do seu testemunho. Fomos convidados a uma grande profundidade no Espírito Santo de Deus. Em uma profecia a membros da Renovação o Senhor disse: ‘Eu estou cansado dos planos de vocês, daqui para frente são os meus planos, não mais os seus planos’. Precisamos seguir os planos de Deus e este é um tempo da graça, de uma explosão da Renovação Carismática, em que descerá sobre nós o Espírito e compreenderemos o que Deus quer fazer e realizar.

Que não tenhamos medo de nos entregarmos incondicionalmente a Deus. Não há vida melhor do que essa, a vida em Deus, a vida no Espírito. Não percamos mais tempo com o que não faz a vida valer a pena. Tenhamos, pois, coragem e determinação. Não tenha medo, pois o Espírito Santo está sobre ti, sobre todos nós!”.

 

 

Fonte: Ministério de Comunicação Social da RCC de Rondônia

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.