Com o tema “Essa é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”, o XXIII Congresso Estadual da RCC São Paulo trabalhou quatro pilares que tem direcionado o estado: unidade, santidade, missão e fidelidade. O evento ocorreu no último final de semana, de 13 a 15 de setembro, em Jundiaí/SP.
O Congresso começou na sexta-feira (13) com a acolhida das caravanas e a missa de abertura. Já o sábado (14), se iniciou com o a oração do Terço e um entusiasmado louvor e fervorosa oração. Houve também durante o sábado e o domingo, o Congressinho, momento em que se possibilitou a unidade e evangelização das crianças de todo o estado.
Fé que leva à santidade e unidade
A primeira pregação do encontro, na manhã de sábado, foi feita pelo secretário geral do Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica, Onazir Conceição. Dando um grande enfoque ao Ano da Fé, o pregador exortou o povo a cultivar a fé. “Somos chamados a despertar uma fé concreta e precisamos ser exemplos fiéis de Cristo neste ano da fé para todas as outras pessoas, deixando o rastro da nossa santidade”, disse.
A segunda pregação do sábado ficou por conta de Padre Nilso Mota, membro da comunidade Kenósis da Diocese de Osasco/SP. O convite feito pelo pregador foi o de viver a fé como base no dia a dia. Segundo ele, é importante acreditar nas promessas de Cristo, como forma de profissão de fé. “A oração firme naquilo que cremos faz o milagre acontecer. Fortalece e revigora para a batalha diária, trazendo esperança”. afirmou.
A parte da tarde foi marcada pela pregação do coordenador nacional do Ministério de Formação, Vinícius Simões, que falou sobre a importância da formação. Em certo momento, o pregador se dirigiu especialmente aos líderes pedindo com que preparassem momentos de formação com os membros dos grupos de oração, principalmente com os servos.
Logo depois, o presidente do Conselho Estadual da RCC São Paulo, Rogério Soares, convidou os participantes a serem protagonistas da unidade. Segundo ele, uma das formas de afastar o pecado é o batismo no Espírito Santo, que reafirma a marca da unidade e reaproxima da pessoa de Cristo.
Rogério finalizou proclamando: “Deus quer acabar com essa divisão que existe em teu coração, quer inundá-lo com a água do batismo do Espírito Santo, te conduzindo a um novo pentecostes”.
A grande noite da unidade
Um momento histórico para o Movimento no estado de São Paulo, assim pode ser definida a Noite da Unidade, grande celebração que ocorreu na noite do sábado (14) no Congresso Estadual. Com aproximadamente quatro mil participantes, o Parque da Uva em Jundiaí foi tomado por alegria e muita emoção.
Foram chamados ao palco todos os membros do Conselho Estadual, composto pelos presidentes dos Conselhos Diocesanos. Também foram convidados representantes de novas comunidades, ministérios de músicas membros da RCC do estado e os sacerdotes presentes.
A celebração da unidade foi embalada por músicas, momentos de oração, reflexão e testemunhos. A presidente do Conselho Nacional da RCC, Katia Zavaris, também esteve presente e destacou a necessidade de todos darem as mãos e celebrar a unidade.
As atividades foram finalizadas com o sorteio de uma viagem à Terra Santa entre todos os associados do projeto Cartão fidelidade. A ganhadora foi Maria Marleide Oliveira, da Arquidiocese de Campinas, com o número de cartão 621.
Fé: vivência e decisão
O terceiro dia do Congresso começou com a Adoração ao Santíssimo Sacramento. Conduzido por Padre Milton, assessor da RCC da Diocese de Jundiaí, o momento levou os participantes a reconhecerem seus pecados e buscar a oração. “Os carismáticos não podem deixar de ser inflamados pelo Espírito Santo, como adoradores”, afirmou o padre.
As pregações do domingo ficaram por conta de Rogério Soares e Katia Zavaris. O presidente do Conselho Estadual falou sobre o Testemunho da Fé. Relembrando os santos da Igreja, ressaltou que a grande questão da santidade não são os feitos milagrosos, os dons de sabedoria, isso tudo é consequência. O que faz a diferença e conta para a santidade é a vivência autêntica da fé.
Já a presidente do Conselho Nacional trouxe palavras de incentivo e envio para a missão. Afirmou aos carismáticos do estado de São Paulo que o XXIII Congresso Estadual não era mais um encontro, mas que era “o congresso da decisão”. “Renovação Carismática Católica, mãos à obra! Vamos anunciar o nome de Jesus Cristo”, clamou Katia.
O encerramento do Congresso Estadual aconteceu com a celebração da Santa Missa que foi presidida pelo bispo da Diocese de Jundiaí, Dom Vicente Costa. Ao final da celebração, houve uma apresentação do Ministério para os Seminaristas pertencente à diocese acolhedora do evento.
Segundo o assessor vocacional de Jundiaí, mais da metade das vocações sacerdotais no Seminário Diocesano nasceram da RCC. O padre agradeceu o Movimento e convidou os jovens que se sentiam chamados a assumirem a vocação proposta por Deus.
Para ver as fotos do Congresso, acesse a página da RCC do Estado de São Paulo, no Facebook.