A Renovação Carismática Católica do Brasil realiza de 29 a 31 de agosto o Encontro Nacional de Reflexão Teológica, em São Paulo/SP. O evento contará com a presença de teólogos, doutores, e estudiosos da área, para atualizar a reflexão do Documento de Malines, que, em 2014, completa 40 anos de sua publicação.

“Revisitando o Documento de Malines: o contexto eclesial da Renovação Carismática” é o tema central do encontro que conduzirá reflexões sobre o Movimento, sua identidade e sua inserção na Igreja.

O evento terá uma dinâmica composta por duas atividades centrais: exposição e mesa redonda. As exposições terão três momentos: a palestra, em que será feita a explanação do tema; a contribuição, em que um convidado poderá acrescentar uma reflexão relacionada ao tema; perguntas, em que os participantes poderão apresentar suas dúvidas ao palestrante. Já a mesa redonda será composta por todos os palestrantes e convidados para debater junto com os encontristas temas relacionados a esse simpósio.

Logo na sexta-feira, 29, os participantes terão a aula principal, com o tema “O documento de Malines 40 anos depois”, que será ministrada pela teóloga Dr. Mary Healy. As demais exposições refletirão temas como: contextualizando o momento atual da RCC, fundamentos teológicos do Movimento, o dom da unidade, e RCC: um desafio pastoral. Entre os palestrantes, além da estudiosa americana, está a presidente nacional da RCCBRASIL, Katia Zavaris, o teólogo Padre Marcial Maçaneiro e um dos pioneiros do Movimento no país e autor de diversos livros sobre a RCC, Reinaldo Beserra.

Um painel discutirá ainda algumas questões atuais como o Batismo no Espírito Santo segundo as Escrituras e a Renovação, o engajamento cristão e assuntos temporais. As contribuições e o painel contarão com a presença de doutores e mestres em teologia ou estudiosos da área, como Marcos Volcan, João Cláudio Rufino, Gláucio Souza, Rogério Santos e Tácito Coutinho.

O evento também terá momentos de espiritualidade, oração e celebração da Santa Missa.

alt

 

 

 

 

Para saber mais, acesse o hotsite Encontro Nacional de Reflexão Teológica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.