Os membros do Comitê Executivo do Conselho Carismático Católico Latino-americano (Concclat) estão reunidos na cidade de Aparecida, no interior de São Paulo, para discernir os direcionamentos para a Renovação Carismática Católica do continente. A reunião começou no domingo, dia 3 de janeiro, e segue até a terça-feira, dia 5.
Entre os assuntos abordados, está o planejamento das celebrações do Jubileu de Ouro da RCC em nível continental. De acordo com a presidente do conselho, Maria Eugênia de Gongora, foi decido pelo conselho que o ponto alto seria durante o Encontro Carismático Católico Latino-americano (ECCLA), que acontecerá em outubro de 2016, na República Dominicana. Em 2017, segundo ela, o convite é para que o mundo inteiro se reúna no Vaticano, atendendo ao convite do Papa Francisco.
O ECCLA é realizado bienalmente e intercalado com o Encontro de Jovens. Andres Arango, vice-presidente do Concclat, conta que em 2016, os dois encontros serão realizados conjuntamente para que se fortaleça ainda mais a celebração do Jubileu de Ouro da RCC. Segundo Maria Eugenia, em 2017, o único evento continental que está sendo previsto é a realização de um retiro de sacerdotes, marcado para o mês de agosto, a ser realizado na Colômbia.
Além dos eventos para o ano jubilar, estão sendo tratados assuntos sobre o processo formativo, sobre a evangelização dos jovens, intercessão, dentre outras atividades missionárias da RCC.
A reunião segue até a terça-feira, dia 5 de janeiro. Fazem parte do Comitê Executivo, a presidente do Concclat, Maria Eugênia de Góngora, também conhecida como Sheny (Guatemala), o vice-presidente, Andrés Arango (Estados Unidos), Graciela Tortosa, secretária (Argentina) Elvira Cardenas, tesoureira (Peru) e Katia Roldi Zavaris, conselheira (Brasil).