O terceiro dia de Reunião do Conselho Nacional da RCCBRASIL se iniciou logo nas primeiras horas desta sexta-feira, com uma Vigília que durou toda a madrugada. Em seguida, às 7h30, aconteceu a celebração da Santa Missa, presidida por Pe. Heldeir Carneiro, assessor eclesiástico do CONCCLAT, na capela do Seminário Vicentino Nossa Senhora das Graças, em Curitiba (PR).

Desde às 23h da quinta-feira (21), os membros do Conselho Nacional se revezaram numa escala de hora em hora, a fim de se fazer adoração e vigília durante toda a madrugada. Na presença do Santíssimo Sacramento exposto, a liderança carismática viveu momentos de silêncio, escuta de Deus e atenção ao mover do Espírito Santo. Toda esta ação de oração foi direcionada à missão e projetos da RCC no Brasil.

Santa Missa: a virtude da humildade

Diante da Liturgia desta sexta-feira (22), Pe. Heldeir refletiu em sua homilia sobre a virtude da humildade. Ele iniciou recordando que o centro da nossa fé e da mensagem pregada é, e deve ser sempre, Jesus crucificado e ressuscitado. Em vista disso, enfatizou que o orgulho não pode ter espaço em nosso coração, mas “devemos entregar nossa vida e nossa história nas mãos do Senhor que se entregou por nós”.

O sacerdote evidenciou também o alerta que a Palavra de Deus faz sobre a avareza: “São Paulo nos ensina a perseguir o que é justo e necessário, ele fala do alimento e da vestimenta. São coisas muito simples, mas nos fazem refletir que devemos não perseguir os caminhos deste mundo, mas os caminhos do Senhor”.

Citando o Evangelho de São Mateus, em que Jesus diz que nos finais dos tempos os dias seriam abreviados, Pe. Heldeir afirmou que já estamos vivendo neste tempo e que, por essa razão, os dias têm passado rapidamente. Posto isto, advertiu a assembleia presente que não se deixe iludir pelas coisas do mundo e que não caia em tentação, “em desejos loucos e perniciosos, porque a raiz de todos os males é a cobiça do dinheiro”, conforme diz a liturgia do dia.

“Sabemos que, por si só, o dinheiro não é mal. Mas o Senhor quer nos lembrar que o mal está dentro de nós. É o nosso coração que precisa ser modificado, a cada dia, para que não coloquemos no lugar de Deus os bens materiais, o trabalho (…). Onde está nosso tesouro, ali está nosso coração. Que possamos refletir sobre esse chamado que Deus nos faz, viver a humildade e a partilha”, disse.

O presidente da celebração também ressaltou que o tempo de Deus é hoje, assim sendo, não se pode entregar à tentação de ficar preso ao passado ou se preocupar exageradamente com o futuro. “O tempo que temos para sermos pessoas melhores é agora. O tempo de amar, de perdoar, é hoje! Somos passageiros, por isso não podemos colocar nossas raízes nas coisas deste mundo”, frisou.

Mais adiante, Pe. Heldeir destacou que a caridade é uma arma poderosa contra os pecados deste mundo e, mencionando São Pedro, afirmou que “esta virtude apaga uma multidão de pecados”.

“Que possamos perseguir a humildade em todos os instantes de nossa vida. Que possamos tomar a decisão aqui e agora (…). Se colocamos Deus em primeiro lugar, assumimos nossas dores e sofrimentos na Cruz, aí nós temos condições de seguir o Mestre. (…) Que Deus nos ajude, que Deus nos fortaleça”, finalizou.

Reunião do Conselho Nacional da RCCBRASIL

O presidente do Conselho Nacional, Vinícius Simões, juntamente aos presidentes de Conselhos Estaduais e outros membros de Comissões e Ministérios da RCCBRASIL estão reunidos em Curitiba (PR), desde a quarta-feira (20). Essa Assembleia acontece para que sejam avaliadas as ações da RCC até aqui e que também seja feito o discernimento dos próximos passos do Movimento no Brasil.

Contamos com as orações de toda a família carismática para que o Conselho Nacional seja iluminado pelo Espírito Santo e para que a RCC cumpra seu chamado e missão.

:: Veja como foi o segundo dia da Reunião do Conselho Nacional