Os católicos do Brasil celebram, entre os dias 7 e 15 de agosto, a Semana Nacional da Família. Elas são as células-base da sociedade e também da Igreja. Na edição deste ano da semana, os bispos do país convidam as Dioceses, movimentos e pastorais para pensar no papel da família como construtora dos valores humanos e cristãos.

Aproveitando a ocasião, o portal RCCBRASIL disponibiliza o resumo em texto  da pregação “Tua Palavra, fonte de bênção para as famílias”, feita pelo casal Aírton e Marli Silva, coordenadores nacionais do Ministério para as Famílias durante o XXIX Congresso Nacional da RCC

Confira abaixo a matéria sobre a pregação. 

Tua Palavra, fonte de bênçãos para as famílias
Airton e Marli Silva, coordenadores do Ministério Nacional para as Famílias

A tarde de quinta-feira [no XXIX Congresso Nacional da RCC] foi significativamente especial para as famílias. No palco, o casal Airton e Marli Silva, que coordena o Ministério Nacional para as Famílias, emocionou os congressistas ao pregar e partilhar a própria história, mostrando porque a Palavra de Deus é, de fato, fonte de bênção para as famílias.

Tão logo se apresentaram, Airton e Marli fizeram questão de partilhar a importância da RCC em suas vidas. Eles não têm dúvidas de que foi através da Renovação Carismática que o Senhor resgatou toda a sua família.

Para começar, Marli leu um trecho do Documento de Aparecida (432 e 433) e Airton lembrou que esse texto é um chamado à ação: “É difícil você ler o que a nossa Igreja pensa e espera da família e ficar parado e calado, e não tomar uma atitude”, afirmou.

A seguir, alertou sobre as várias investidas que são feitas contra as famílias. Ao dizer isso, Airton comentou que, devido ao trabalho que desenvolvem no Ministério para as Famílias, eles recebem muitos e-mails de pessoas que enfrentam sérios problemas dentro de casa. Porém, destacou que apesar dos obstáculos a família deve ser vista como uma fonte de bênçãos. Disse isso se referindo à promessa que Deus fez a Abrãao de, através dele, abençoar todas as famílias da terra (cf. Gn 12, 1-2). Lembrando, no entanto, que é preciso viver sob a Palavra.
 
 Então, o casal motivou os participantes a interagirem através de uma séria reflexão: “Pergunte para quem está do seu lado: você tem partilhado a Palavra com sua família? Ela tem sido uma fonte que jorra a bênção nas nossas casas de servos carismáticos? A Palavra tem sido essa fonte que não seca e mata a sede desse povo sedento? Ou temos bebido de fonte em que a água que jorra é salobra? Será que temos abastecido o nosso coração com palavras ditas de fontes incertas e inseguras? Talvez, irmãos, de águas contaminadas?”

Dentro dessa reflexão, Airton ainda destacou que é preciso buscar o verdadeiro alimento capaz de manter uma família em pé: a Eucaristia.
 
Ele também recordou passagens bíblicas em que a Palavra de Deus mostra a fidelidade de Deus a seu povo e partilhou seu testemunho de conversão, fruto de um convite feito por sua esposa: “Ela faz o convite mais belo e mais bonito da minha vida, ela me convida a conhecer a RCC, esse Movimento que salvou a nossa família e o nosso casamento. Sentado naquele final de semana de novembro de 1988, num salão apertado e calorento onde não tinha ar condicionado. Tinha um músico com um tecladinho que mal saia o som. Ali, o ignorante, o católico de fachada, que não compreendia o verdadeiro sentido da sua religião, que nada conhecia da Palavra de Deus, começa a experimentar através da boca daquele pregador que mal sabia falar o português, mas quando proclamava a Palavra de Deus, o coração daquele homem e que estava ali, com sede e fome da Palavra, começava a bater mais forte e as lágrimas já vinham ao rosto e eu chorava como uma criança sedenta do leite materno”.

Airton ainda salientou que a estabilidade de um casamento depende do amor mútuo e do valor que os cônjuges dão um ao outro: “Quando o casal chega a essa compreensão, que venham as tempestades, que venha o vendaval que essa casa não vai se abalar. Essa casa não vai ruir a sua base porque ela está bem fundamentada”, profetizou.

Airton também chamou a atenção para a importância da existência do ministério para as crianças e jovens, lembrando que os mesmos fazem parte da família. Com base no Livro do Êxodo 15,26, disse que é preciso clamar e pedir ao Senhor pela cura de nossas famílias: “devemos clamar e pedir, impondo a mão sobre nossos filhos, nossas esposas e maridos que estão escravos na enfermidade, que estão amarrados pelas contaminações hereditárias e proclamar sobre eles a libertação. Porque a palavra de Deus é fonte de bênção e promete essa cura e libertação”. E recordou que é isso que o Ministério para as famílias tem feito.

E completou: “Deus está dizendo para nós, família: não adorem a ídolos, não busquem a idolatria, não se apeguem a falsos profetas e às falsas religiões! Olhem para mim! Eu estou convosco! Eu me ofereço a vós como alimento. Não tenhais medo se passais dificuldades; Eu estou aqui! Abandonai aos deuses a quem serviram os vossos pais. Abandonai a idolatria! Convertei-vos! Vinde a mim e eu farei de vós famílias abençoadas para que essa bênção perpetue e os nossos filhos sejam herdeiros , não de tesouros de prata, mas do Espírito Santo que é a força que fará eles vencerem as barreiras em suas lutas. Nós sabemos como é necessário transmitir essa verdade”.

Marli testemunhou que a exemplo de Josué que declarou: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24,14-15), também ela e sua família fizeram a opção de servir ao Senhor, totalmente firmados em sua Palavra: “A Palavra do Senhor nos fortalece, nos enche de amor, nos dá força para que possamos vencer as dificuldades. A Palavra nos move a acreditar que nós podemos ter um mundo melhor. A Palavra nos faz acreditar que as nossas famílias não precisam sofrer do jeito que estão sofrendo. A Palavra nos faz acreditarmos que tem um futuro melhor para os nossos filhos; que os nossos casamentos não precisam ser destruídos. Mas nós precisamos colocar em prática aquilo que o Senhor tem nos mostrado através da Palavra. Sejamos nós, famílias, cada vez mais obedientes à Palavra do Senhor. Nossos ensinamentos para os nossos filhos, o relacionamento entre os esposos, como conduzir a nossa família, está tudo aqui!”, disse apontado para a Bíblia.

E continuou: “Que sejamos nós, ao sairmos desse encontro, propagadores da Boa Nova. Quantas vezes já escutamos falar da Palavra? E, às vezes, como somos lerdos e esquecidos e não colocamos em prática aqui o que o Senhor nos pede. Por isso, o Senhor vem hoje gritar aos nossos ouvidos que sejamos famílias que eduquem seus filhos pela Palavra; casais que ouçam a voz do senhor através da Palavra. Que o Senhor faça o nosso coração abrasar-se de alegria porque, mais uma vez, Ele vem nos falar através da Palavra”.

Airton seguiu essa reflexão, destacando que a Palavra não abandona o povo de Deus, e que, agora, nestes dias, o Senhor tem falado à RCC através do profeta Neemias, pedindo que retornemos às práticas espirituais, para que Ele nos mostre a terra que prometeu aos nossos pais: “vocês largaram muitas vezes os vossos sonhos para sonharem o sonho de Deus. Por isso Deus diz à RCC, que nós temos um lugar reservado e, em 2010, pudemos pisar nele e cantar: ‘nossa casa, nossa bênção”. Disse isso, recordando o lançamento da pedra fundamental da Sede Nacional da Renovação.

Para concluir, Airton citou o profeta Isaias (45,15), incentivando todos a crerem que Deus verdadeiramente está presente em nossas sua famílias, e que por isso não é preciso temer.

Marli e Airton também falaram sobre as dificuldades que enfrentaram, após a conversão, e como eles têm sido carregados pelo Senhor.

Palavras motivadoras de um casal que completou 28 anos de casamento. Pais de dois filhos, membros atuantes da RCC e que buscam viver a Palavra que pregam. Um homem e uma mulher de Deus que trazem inscrito na porta de sua casa, o lema de suas vidas: “eu e minha casa serviremos ao Senhor!”. Assim seja!

Se você deseja adquirir os DVDs com as pregações do XXIX Congresso Nacional ligue para 49 – 3329 3133

Saiba mais:

Veja o Programa Eu Amo a RCC sobre o Congresso Nacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.