Os coordenadores nacionais de Ministérios da RCC do Brasil se reuniram neste final de semana (12 e 13) com a presidência do Movimento na Casa de Retiro Madre Cabrini na cidade de São Paulo/SP, para fazer um aprofundamento na percepção dos Ministérios dentro da RCC.
O objetivo principal da reunião foi o de colaborar com o aperfeiçoamento da visão ministerial a partir da concepção da Igreja como mistério de comunhão e participação. O retiro foi conduzido pelo assessor da RCC do Brasil para a articulação RCC/Novas Comunidades, Reinaldo Beserra.
Durante o retiro, foi estudado um material preparado pelo Reinaldo que trouxe uma fundamentação teórica sobre Ministérios construída com diversos documentos da Igreja, da CNBB, Exortações Apostólicas, e publicações católicas a respeito. Também foi resgatado todo o estudo e direcionamento do próprio Movimento a respeito destes serviços apostólicos, que primeiramente se originaram nos carismas do Espírito Santo.
O retiro também contou com um momento para cada Ministério apresentar seus projetos, compreendendo o que está sendo feito, e planejamento para o que está por vir. Foram discutidos ainda os valores presentes em cada Ministério referentes aos serviços específicos realizados por cada um.
Além das discussões sobre Ministérios, foi refletido a respeito das coordenações em todas as suas instâncias. Aprofundando o seu papel e toda a trajetória dos coordenadores, desde sua escolha até o desempenho de seu serviço, ressaltando-se a importância de seu trabalho não se desvincular da espiritualidade, sendo este critério indispensável.
Katia Zavaris, presidente do Conselho Nacional da RCC, também dirigiu uma palavra aos coordenadores nacionais de Ministérios, retomando de maneira geral o que foi discutido. Ressaltando a pertença de cada Ministério ao Movimento, Katia ainda destacou a importância de se fazer tudo sob a oração: “É necessário conduzir sempre os trabalhos em oração. Orar, orar e orar”, afirmou.
A respeito do final de semana vivido em unidade com os Ministérios, Katia diz que “este retiro com os coordenadores nacionais é um marco na vida do Movimento, pois reúne todos aqueles a quem Deus nos deu como pastores, aqueles que Deus escolheu para estar à frente de nossos serviços, de toda a atuação e evangelização da RCC”.