A Escola Nacional de Formação para Líderes e Missionários é um espaço de aprendizado e oração. Mas também de criatividade e ousadia: lá os alunos são convidados e incentivados a pensarem projetos missionários, que possam fazer a diferença em suas realidades eclesiais.

Desde 2010, já foram realizadas três edições da Escola Nacional de Formação – e já tivemos os primeiros formados! Mas os projetos brotam desde a primeira etapa…

A coordenadora nacional do Ministério de Formação e diretora da Escola, Lucimar Maziero, a pedido do Portal RCCBRASIL, separou alguns deles, de diversos pontos do país para que possamos mostrar como a formação pode levar a uma ação mais concreta.

Escola Estadual
No Amapá, a formação encontrou eco. A proposta do grupo de amapaenses presentes na Escola Nacional motivou-os a pensar em uma escola missionária no estado de origem. A formação de lideranças levaria, segundo eles, a um fortalecimento do Movimento, além de expandi-lo para outras cidades. Dentro da ideia, até mesmo uma ação missionária na fronteira internacional do estado – com as Guianas e o Suriname – seria levada adiante e também a criação de uma base de missão no Oiapoque. A execução do projeto se dará até 2013.

Diagnóstico e pastoreio
Reconstrução da identidade da RCC. Com este propósito, o grupo da Arquidiocese de Cuiabá/MT pensou e levou adiante o seu projeto. Em consonância com a moção da construção e reconstrução, a ideia consiste em uma ação de diagnóstico e pastoreio dos Grupos de Oração da Igreja da região. Assim, através do incentivo, os Grupos poderiam começar a caminhar dentro da unidade do Movimento.

Intercessão
Os alunos vindos da diocese de Corumbá/MS propuseram seu plano de ação voltado para o Ministério de Intercessão, que, segundo eles, é a mola propulsora do Grupo de Oração. O projeto atingiria os intercessores, incentivando-os a um crescimento nas práticas espirituais e na sua capacitação e formação.

Evangelização da juventude
O grupo vindo da arquidiocese de Maringá/PR pensou e executou uma série de eventos e encontros voltados para a juventude, em um projeto a que chamaram “Desperta Jovem”. A programação incluiu visita aos Grupos de Oração, encontro e evangelização através de missão nos dias de vestibular, arrastão pelo centro da cidade e luau. A avaliação foi positiva e o projeto gerou frutos dentro do Ministério Jovem da região.

INSCRIÇÕES ABERTAS
Mais uma edição da Escola Nacional de Formação se aproxima. Ela ocorrerá após o ENF 2012, de 4 a 14 de fevereiro, no município de Araucária/PR, região metropolitana de Curitiba. Baseada nos pilares da formação, oração, missão e vivência fraterna, a escola proporciona aos estudantes momentos de aprendizado e espiritualidade intensos, para que retornem às suas realidades com mais vigor para o trabalho eclesial.

Para saber mais informações e fazer a sua inscrição, clique aqui.

Saiba mais:

Escola Nacional de Formação: próxima edição em fevereiro de 2012
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.