Nos dias 07 e 08 de novembro, a Paróquia São Thomaz de Cantuária, na cidade de Camaçari (BA) realizou um encontro chamado “Vem Orar Camaçari” para convocar a cidade à oração. Centenas de carismáticos participaram do momento.

O Encontro, que teve como tema “Vinde, voltemos ao Senhor, Ele nos curará” (Os 6,1), foi a forma que a paróquia encontrou para convocar toda a comunidade para oração. A inspiração para que ele acontecesse partiu do pároco, que convidou a RCC para preparar um encontro que chamasse o povo para oração, principalmente por causa dos muitos assassinatos registrados na cidade.

Segundo o pároco, Pe. Valmir Miranda, o Ano da Paz, proclamado pela CNBB serviu de motivação para esse evento. “Queremos ampliar a temática da paz, sendo assim, todos devem viver plenamente a busca pela paz. Por isso, oramos pela nossa cidade”, disse o padre.

Localizada na região metropolitana de Salvador, a cidade de Camaçari possui cerca de 280 mil habitantes e é considerado o município mais industrializado da Bahia. Por ser uma cidade com grande número de habitantes, nela tem ocorrido diversos crimes, principalmente assassinatos de jovens.

Entre outros, esse foi o motivo para realizar o Vem Orar Camaçari. “Temos em Deus a justiça e a misericórdia. O que vence a humanidade perdida é a misericórdia de Deus. Somos promotores de paz e misericórdia. Tenho famílias vítimas da tristeza e pela falta de perdão, por isso, oramos por elas e com elas, para que a centralidade daquela casa seja a paz de Deus”, comenta Pe. Valmir Miranda. O pároco ainda falou da importância de toda a cidade buscar uma vida de oração e santidade a fim de realizar a vontade de Deus: “Somos chamados a uma vida nova (…). Ninguém é chamado a viver a morte. Cristo nos deu a vida e nos faz entender que a nossa vocação é à vida. O cristão não pode manter a morte e nem a violência, pois o desejo de Jesus é vida em plenitude” (Cf. Jo 10,10).

O Encontro contou com cerca de 350 pessoas das comunidades da paróquia. Foram momentos de pregação, oração, adoração ao Santíssimo Sacramento, terço e celebração da Missa. Entre os pregadores, o encontro teve a participação de sacerdotes das dioceses vizinhas.

O “Vem Orar” foi realizado pelo Grupo de Oração Nova Jerusalém, com a colaboração das demais paróquias e dos ministérios da Renovação Carismática Católica local. “Todos têm o seu lugar e espaço. Venho de Grupo de Oração desde a infância. Acredito em uma espiritualidade encarnada na vida do povo, pois temos que orar a realidade. Aqui, muitas famílias são vítimas da violência e nossa proposta é apresentar o Evangelho de Jesus. O mais importante é a comunhão entre nós”, partilha o pároco. Pe. Valmir ainda completa: “Agradeço o esforço dos Grupos de Oração para que possam assumir com responsabilidade a tarefa de cuidar do povo e pastorear com vocação as pessoas que batem a porta de nossas igrejas.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.