Na noite da última terça-feira (11), mais de mil pessoas estiveram presentes na Catedral de Santo Antônio, no Centro de Piracicaba, para a Missa em ação de Graças pelo pagamento da sede da RCC (Renovação Carismática Católica) da Diocese. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano Dom Fernando Mason e na sequência foi realizada uma confraternização entre todos os participantes do Movimento.

altA sede, localizada na Rua do Rosário, também é conhecida como antigo Dispensário dos Pobres. Em 1930, a construção do local foi idealizada pelo Monsenhor Manoel Francisco Rosa, que convidou Dom Francisco Campos Barreto, na época bispo de Campinas, para criar um espaço para auxiliar crianças e famílias carentes do município. Dois anos antes, em 1928, Dom Barreto também foi, junto com Madre Maria Villac, fundador da Congregação das Missionárias de Jesus Crucificado e em uma decisão conjunta, encaminharam irmãs missionárias para a realização do trabalho voluntário em Piracicaba.

Em janeiro de 2012, a RCC fez um acordo com as irmãs da Sociedade Feminina de Instrução e Caridade para a compra do imóvel. Foi combinado um valor de R$ 3 milhões, que seriam pagos em seis anos. Depois, houve um prolongamento do negócio para mais 12 meses, totalizando sete anos. Nesse tempo, o valor arrecado foi resultado de eventos realizados nos locais e a contribuição de todos os participantes do Movimento da Renovação.

Com o fim do pagamento, alguns dos próximos passos são a transferência do imóvel para o Movimento Eclesial da Renovação Carismática Católica, diocese de Piracicaba, e também buscar junto ao CODEPAC (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba) as orientações e autorizações necessárias para a reforma e restauração do espaço.

Fonte: Carol Castilho com a colaboração do Ministério de Comunicação Social, Cathia Pizzinato, Fábio Colombo e Silvio Alves de Souza.

Fotos: Lucas Bertazzoni

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.