Entre os dias 16 e 24 de fevereiro, o diretor do ICCRS (Serviços para a Renovação Carismática Católica Internacional), Oreste Pesare, e as equipes de serviço organizadoras do Grande Encontro Mundial da Família Renovação Carismática Católica se reuniram para orar e decidirem assuntos referentes à preparação estrutural do evento, que acontece de 30 de junho a 13 de julho na Uganda.
A visita do diretor do ICCRS começou em Mbarara, onde está instalada a Missão Uganda da RCC do Brasil e local em que acontecerá a segunda semana do Encontro. Na cidade, os participantes terão a possibilidade de fazer a experiência de serviço aos pobres, inclusive poderão visitar a vila de Mwizi, atendida pelo Projeto Kareebi.
Em sua fala inicial, Oreste alertou: “nós podemos fazer muitas coisas, mas a antes de tudo nosso chamado é ser discípulos de Jesus”. E indagou: “somos discípulos de Jesus ou dos projetos e coisas que devemos fazer?” e motivou as equipes a escolherem de novo serem discípulos e missionários em cada serviço que devem fazer.
Depois da cidade da Missão da RCC do Brasil, os participantes da reunião seguiram para a capital do país, Kampala, que sediará a primeira semana do Encontro. Lá, além de tratar das questões estrutural e organizacional que o evento exige, Oreste continuou a encorajar os membros das comissões. Partilhando sobre sua experiência pessoal com o Senhor, testemunhou sobre a graça que teve em participar de uma Santa Missa privada, presidida pelo Papa Francisco. E com alegria, reafirmou que podia sorrir por haver encontrado Jesus.
“Você é capaz de ouvir o Senhor? Este é o grande tesouro que nós temos em nossas vidas!”, indagou Oreste. A partir deste questionamento, partilhou sobre como tem experimentado a providência de Deus em seu chamado. Assegurando aos participantes que Jesus pode providenciar tudo, em qualquer momento, de forma como nem se imagina, disse: “Ele – Jesus – é o provedor!”. E lembrou que, às vezes, o Senhor espera aquela situação em que se está sem escolhas, então, aí, Ele responde providentemente.
Com um breve resumo, lembrou que a Renovação Carismática Católica está a caminho da celebração de seu Jubileu de Ouro: 50 anos no mundo! Recordou, com alegria, o primeiro Mundial com a juventude carismática, realizado no Brasil, em Foz do Iguaçu/PR, do qual pode-se contemplar um dos frutos daqueles inesquecíveis dias: o sim da missionária da RCC do Brasil, Rita de Cássia, à Missão Uganda.
Ressaltando que esta será a primeira vez que um encontro mundial da RCC acontece na África, direcionou o olhar das equipes para futuro: todas estas atividades culminarão no Jubileu em 2017, na Praça de São Pedro, em Roma, numa grande festa de Pentecostes.
O diretor do ICCRS ainda fez considerações sobre a Encíclica de Papa Francisco, A Alegria do Evangelho, ressaltando que ela descreve a vida de um carismático “do fogo”. Lembrou também do pedido do Santo Padre a ele, quando participou da Missa privativa: trabalhar pela unidade da RCC e orar por ele. E acrescentou: “Ele, o Papa, conhece bem a RCC. Ele conhece você”, palavras que trouxeram grande alegria aos presentes.
Oreste Pesare concluiu a reunião com a palavra direcionadora para as equipes: “Sabeis que o vosso trabalho no Senhor não é em vão” (cf I Cor 15, 58b), e disse que este é o tempo oportuno para que experimentem novamente a graça de Pentecostes.
Segundo a missionária da RCC do Brasil em Uganda, Rita de Cássia, estes foram momentos de grande graça. “Saímos todos com os corações mais abrasados e dispostos ao serviço. Amém, aleluia!”, celebra a missionária.