Nestes dias em que a Igreja do Brasil promove a Semana Nacional da Vida (1º a 08 de outubro) e a celebração do Dia do Nascituro (08), o presidente da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, Dom Bruno Elizeu Versari, comenta sobre a temática da adoção e também incentiva famílias e comunidades a se manifestarem publicamente a favor da vida.
Com o lema “Quem acolhe em meu nome uma criança como esta, acolhe a mim” (Mt 18,5), a Semana da Vida de 2023 destaca a questão da adoção. De acordo com o bispo, por este lema, Jesus mostra a importância da adoção: “O próprio Jesus revela que Ele mesmo será acolhido por aqueles que, generosamente, assumem a paternidade e maternidade para com quem necessitar ser adotado. Simplesmente diz: ‘você acolhe um pequeno e Eu o acompanho fazendo morada em sua casa’. E Deus nos adota também, somos filhos adotivos. (…) E assim como Deus nos adotou e nos ama incondicionalmente, também um casal pode adotar uma criança e alargar o amor familiar”.
Dom Bruno ainda ressalta que o ato de adotar é um gesto de uma família aberta à vida, “pois, em seu íntimo, há a clareza que pode realizar o projeto de Deus sobre o Matrimônio, porque vai alargando os vínculos para além da carne e do sangue e revela a fecundidade do amor, enriquecendo a família e dando o direito de nascer e ser amado a um ser humano, filho de Deus”, explica.
Apoio e manifestação pública em favor da vida
Segundo o presidente da Comissão para a Vida e a Família, a principal atitude a ser despertada com esta Semana é “dar apoio”.
“Àquelas gestantes que não desejam cuidar do filho, incentivar para não abortar e acompanhar para fazer a doação legal. Isso é garantido por lei. (…) Ajudar a gestante para que ela tenha respaldo legal, que tendo o filho e desejando doá-lo, possa fazer de forma legal. E a comunidade deve acolher os casais que desejam adotar um filho. Então, a palavra é dar apoio para que a nenhuma criança seja tirada o direito de viver”, esclarece o bispo.
De maneira prática, Dom Bruno pede que haja um “despertar na comunidade” por meio de “atividades que manifestem a defesa da vida e que sejam contra o aborto” e, em seguida, elenca as sugestões:
- Seja por meio de cartaz, seja nas mídias, na oração, por meio de painéis, outdoors... “Nós vamos manifestar publicamente que somos em favor da vida e contra o aborto”;
- Nas Missas de domingo (08), destacar na oração da comunidade ou na bênção do sacerdote uma oração especial a gestantes e à criança que vai nascer. De maneira a promover um momento de apoio às mães e às crianças que estão para nascer.
Por fim, Dom Bruno Versari expressa a expectativa com as atividades da Semana da Vida: “Espero que seja uma semana bem movimentada de fé, pelas pessoas tementes a Deus para manifestar publicamente sua posição em defesa da vida”.
Semana Nacional da Vida na RCCBRASIL
Nesta Semana, os Ministérios para Famílias e para Crianças e Adolescentes da RCCBRASIL promovem uma série de ações sobre a temática da desfesa da vida e também sobre a adoção:
- Leia em nosso portal artigos referentes às temáticas abordadas nesta nesta semana;
- Veja em nossas redes sociais testemunhos de famílias católicas que defendem a vida;
- Na sexta-feira (06), assista à live sobre o Projeto Celebrando a Vida em nosso canal do youtube;
- Reze o Terço ao Espírito Santo, no domingo, às 6h, por estas intenções.
:: Leia aqui “Semana Nacional da Vida: Adoção, amor com laços do coração”