A quarta pregação do Encontro Nacional de Formação 2022 (ENF), foi realizada na manhã deste sábado (29), no Centro de Eventos Dom João Hipólito de Moraes. Dom José Aparecido, bispo auxiliar de Brasília e assessor eclesiástico da RCCBRASIL ministrou a pregação sobre a Palavra Norteadora 2022: “Àquele que se assenta no trono e ao Cordeiro, louvor, honra, glória e poder” (Apocalipse 5,13), com enfoque na pessoa do Pai.

 

O pregador começa seus ensinamentos abordando um pouco sobre o contexto da passagem do ano e a sua perspectiva que está dentro de uma sessão do livro do Apocalipse que trata sobre “o futuro do mundo e da Igreja”. Ele explica que tudo nesta passagem é trinitário, e é o Espírito que tudo esclarece no capítulo 4 do livro.

 

Brevemente Dom José, recordou o testemunho de Scott Hahn – ex pastor presbiteriano, que ao entrar na Igreja e contemplar a liturgia, Eucarístia e meditação da palavra, principalmente do livro de Apocalipse ele afirma: “Eu sou católico!”. “Como seria bonito se ao participarmos da missa as páginas da bíblia que se desenrolam diante dos olhos fossem por nós reconhecidas”, ressaltou o bispo. Se acontecesse dessa maneira, a própria Palavra ensinaria a tornar-se um adorador em espírito e verdade.

 

Segundo Dom José, ao relatar sobre o “ser sentado no trono”, São João expressa sobre a essência invisível e soberana em sua primeira fonte, que costumamos chamar de Pai, Abba. “Aquele que é a fonte de toda criação, mas também a fonte geradora das pessoas da Santíssima Trindade. O Pai gerou o Filho com todo amor eterno, desde toda eternidade e inspirou o Filho, por meio do Espírito”, reforçou. O relacionamento é tido com o Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Assim “se na minha vida resplandece as obras do Senhor, então quem me vê, vê o Pai”, como ressaltou o bispo.

O bispo também explicou sobre a beleza e onipotência de cada imagem expressa através dos detalhes da cena descritas por São João. Todas essas imagens representam a grandiosidade e a adoração prestada ao Senhor todo poderoso. Por isso, Dom José exorta sobre a evangelização, dizendo que “não pode ser uma série de mandamentos na qual procuramos enquadrar a vida das pessoas para ter uma moralidade mais reta”, mas é preciso evangelizar mostrando a beleza da Palavra de Deus.

 

Para finalizar, Dom José enfatiza os carismáticos a estarem atentos as práticas de oração e meditação contemplativa, para um verdadeiro encontro com o Senhor. “Por isso é necessário sermos adoradores em Espírito e em Verdade, e obedecermos ao Pai; cumprir toda a vontade de Deus.”, pontuou o bispo paramostrar que a obediência a essas práticas, é uma forma de reconhecimento da grandeza de Deus.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.