Leia a carta 14/2019 à Renovação Carismática Católica do Brasil, escrita pela presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, Katia Roldi Zavaris. Bimestralmente, as cartas da presidente apresentam partilhas e direcionamentos espirituais para o trabalho de evangelização realizado pelo Movimento. É muito importante que você compartilhe este documento com seus irmãos de Grupo de Oração e diocese.
——————————-
CARTA AOS CARISMÁTICOS DO BRASIL
Solenidade do Sagrado coração de Jesus
“E a promessa se cumpriu!”
Doc. 03/2019
Vitória/ES, 28 de junho de 2019.
Amada Família Carismática,
A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo!
Estamos vivendo sob a graça da promessa cumprida: “Mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo” (At 1, 8). É Pentecostes! Fomos encharcados, mergulhados no Espírito Santo! E ficamos cheios da força do alto!
A palavra “força” em grego é conhecida como “dynamis”, que é a raiz das palavras dinâmica, dinamite e dínamo. A força do alto é a força que vem de Deus, dada pelo Espírito Santo e produz novos passos, ou seja, é uma força que multiplica e termina por produzir mais força! Assim fica fácil concluir que esta força gera, traduz e revela a presença de Deus no meio de nós e rompe obstáculos.
Ora, se o Espírito Santo é o gerador de todo mover, também Ele é a força que nos impulsiona para a evangelização, já que o propósito de Pentecostes é gerar testemunhas. Isto é, pessoas que são batizadas no Espírito Santo, manifestam a ação de Jesus em suas vidas, através do desejo incontido de anunciar o evangelho, que significa tocar o coração de outras pessoas.
O cumprimento da promessa gera em nós a confiança absoluta de que Deus nos ama incondicionalmente. É a fortaleza do Espírito Santo que nos fará firmes diante das provações, em todas as situações adversas da nossa vida e da nossa missão. É Ele que nos dá sabedoria, ciência, fortaleza, entusiasmo, coragem, eficácia, …
O mesmo Espírito que inflamou o coração dos discípulos, para que pudessem evangelizar por toda parte, sem temor, nos sustenta até hoje para que vivamos em santidade e justiça diante de Deus e para que vençamos as dificuldades próprias desse tempo de tantas tribulações em que os valores do Reino de Deus estão comprometidos.
São Paulo nos recomenda em sua carta aos Colossenses: “Para que, confortados em tudo pelo seu ‘glorioso poder’ (que é a força do alto), tenhais a paciência de tudo suportar com longanimidade” (Cl. 1, 11). Paulo assegura que pelo poder de Deus, pela força do alto, eles seriam apoiados, sustentados e defendidos.
O Pentecostes age hoje da mesma maneira, com o mesmo poder, que agiu no tempo de Jesus. Sua grandeza aponta para a perspectiva de transformar a humanidade e escrever um novo capítulo da história – como sempre! O poder do Senhor é vivo e atuante! Nos leva a firme decisão de segui-Lo, infunde em nós a parresía de “perdermos” a nossa vida para que outros a ganhem.
Que Nossa Senhora de Pentecostes interceda para que sejamos verdadeiras testemunhas da ação da força do alto. Vinde Espírito Santo!