Leia a carta 14/2019 à Renovação Carismática Católica do Brasil, escrita pela presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, Katia Roldi Zavaris. Bimestralmente, as cartas da presidente apresentam partilhas e direcionamentos espirituais para o trabalho de evangelização realizado pelo Movimento. É muito importante que você compartilhe este documento com seus irmãos de Grupo de Oração e diocese.

——————————-

CARTA AOS CARISMÁTICOS DO BRASIL

Solenidade do Sagrado coração de Jesus

“E a promessa se cumpriu!”

 

Doc. 03/2019

Vitória/ES, 28 de junho de 2019.

Amada Família Carismática,

 

A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Estamos vivendo sob a graça da promessa cumprida: “Mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo” (At 1, 8). É Pentecostes! Fomos encharcados, mergulhados no Espírito Santo! E ficamos cheios da força do alto!

A palavra “força” em grego é conhecida como dynamis”, que é a raiz das palavras dinâmica, dinamite e dínamo. A força do alto é a força que vem de Deus, dada pelo Espírito Santo e produz novos passos, ou seja, é uma força que multiplica e termina por produzir mais força! Assim fica fácil concluir que esta força gera, traduz e revela a presença de Deus no meio de nós e rompe obstáculos.

Ora, se o Espírito Santo é o gerador de todo mover, também Ele é a força que nos impulsiona para a evangelização, já que o propósito de Pentecostes é gerar testemunhas. Isto é, pessoas que são batizadas no Espírito Santo, manifestam a ação de Jesus em suas vidas, através do desejo incontido de anunciar o evangelho, que significa tocar o coração de outras pessoas.

O cumprimento da promessa gera em nós a confiança absoluta de que Deus nos ama incondicionalmente. É a fortaleza do Espírito Santo que nos fará firmes diante das provações, em todas as situações adversas da nossa vida e da nossa missão. É Ele que nos dá sabedoria, ciência, fortaleza, entusiasmo, coragem, eficácia, …

O mesmo Espírito que inflamou o coração dos discípulos, para que pudessem evangelizar por toda parte, sem temor, nos sustenta até hoje para que vivamos em santidade e justiça diante de Deus e para que vençamos as dificuldades próprias desse tempo de tantas tribulações em que os valores do Reino de Deus estão comprometidos.

São Paulo nos recomenda em sua carta aos Colossenses: “Para que, confortados em tudo pelo seu ‘glorioso poder’ (que é a força do alto), tenhais a paciência de tudo suportar com longanimidade” (Cl. 1, 11). Paulo assegura que pelo poder de Deus, pela força do alto, eles seriam apoiados, sustentados e defendidos.

O Pentecostes age hoje da mesma maneira, com o mesmo poder, que agiu no tempo de Jesus. Sua grandeza aponta para a perspectiva de transformar a humanidade e escrever um novo capítulo da história – como sempre! O poder do Senhor é vivo e atuante! Nos leva a firme decisão de segui-Lo, infunde em nós a parresía de “perdermos” a nossa vida para que outros a ganhem.

Que Nossa Senhora de Pentecostes interceda para que sejamos verdadeiras testemunhas da ação da força do alto. Vinde Espírito Santo!

 

Abraços fraternos,
Katia Roldi Zavaris
Presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL
no ano do Jubileu de Ouro da RCC no Brasil.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.