Em entrevista ao portal da RCCBRASIL, a presidente do Conselho Nacional, Katia Roldi Zavaris, falou sobre o significado do Retiro Latino-americano de Sacerdotes ter sua edição no Brasil. “Esse Retiro Latino-americano de Sacerdotes da RCC aqui no Brasil é uma grande graça que Deus nos deu nos nossos 50 anos. É uma grande oportunidade, através do Ministério Cristo Sacerdote, de oferecermos ao clero, cuja vocação provém do derramamento do Batismo no Espírito Santo, se aprofundarem nessa identidade e renovarem a graça de um novo Pentecostes em suas vidas para uma evangelização poderosa nesse chamado tão honroso”, partilhou a presidente, Katia.

altO Brasil é um dos países com maior representatividade de carismáticos no mundo, seja com a quantidade de Grupos de Oração, que hoje já passa de 12 mil, seja com outras expressões como comunidades, ações, projetos e institutos ligados à Renovação Carismática Católica, que comungam da mesma espiritualidade e características.

Além de receber palestrantes e alguns participantes de outras nações, a RCCBRASIL já sediou grandes eventos internacionais do Movimento. Os últimos foram o Encontro Mundial de Jovens, realizado em 2012, na cidade de Foz do Iguaçu (PR), e o Festival de Juventude, em 2013, na cidade de Lorena (SP). 

Em 2019, o país está sediando um grande evento de sacerdotes. Mais de 100 padres latino-americanos estão reunidos em Aparecida (SP). Além deles, os mais de 200 padres brasileiros, representantes dos Estados Unidos e, como pregador no evento, um indiano (dom Francis Kalist).

altJá o presidente do Conselho Católico Carismático Latino-americano (CONCCLAT) destacou o quanto os carismáticos brasileiros tem contribuído com o Movimento: “É uma grande experiência espiritual ver o que o Espírito Santo está fazendo na Renovação Carismática Católica do Brasil. Ao mesmo tempo, é de grande prazer  perceber a generosidade do servos compartilhando os carismas que Deus tem derramado nas suas vidas através do seu serviço no Retiro Latino-americano de sacerdotes e na reunião anual do CONCCLAT”, comentou Andres Arango, presidente do CONCCLAT.

Ao término do evento para o clero, as lideranças da RCC nos países da América Latina se reunirão, ainda em Aparecida, para a reunião do Conselho (CONCCLAT) que acontece todos os anos em algum país do continente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.