“E veio o momento em que o sol, a princípio escondido, pôs-se a brilhar, então um grande fogo se acendeu e maravilhou todos os espectadores.” (II Mac 1, 22)
 
 
Caríssimos irmãos e irmãs, graça e paz da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo!
 
No Segundo Livro de Macabeus lemos um maravilhoso e impactante relato da manifestação do amor, da misericórdia e da fidelidade de Deus para com Seu povo: “Em vésperas de celebrarmos, dia vinte e cinco de Casleu, a purificação do templo, julgamos oportuno certificar-vos disso, a fim de que vós também celebreis a festa da cenopégia e a comemoração do fogo que apareceu quando Neemias ofereceu o sacrifício, após ter reconstruído o templo e o altar. Na verdade, quando nossos pais foram levados à Pérsia, os sacerdotes de então, inflamados de piedade, tomaram secretamente o fogo sagrado do altar e o esconderam no fundo de um poço seco, onde eles o ocultaram tão cuidadosamente, que o lugar permaneceu desconhecido de todos. Decorreram muitos anos e, quando aprouve a Deus, Neemias, salvo pelo rei da Pérsia, enviou, para retomar o fogo, os descendentes dos próprios sacerdotes que o haviam ocultado. Ora, segundo a explicação que eles nos deram, não encontraram o fogo, mas um líquido espesso. Neemias ordenou-lhes que o tirassem e o trouxessem. Uma vez preparada a matéria do sa¬crifício, disse Neemias aos sacerdotes que derramassem a água sobre a madeira e sobre o que estava ali colocado. A ordem foi executada, e veio o momento em que o sol, a princípio recoberto por nuvens, pôs-se a brilhar; então um grande fogo se acendeu e maravilhou todos os espectadores. Enquanto se consumia o sacrifício, os sacerdotes puseram-se a rezar, e todos rezavam com eles. Jônatas entoava e os outros, inclusive Neemias, juntavam sua voz à dele” (II Mac 1, 18-23). 
 
Com efeito, o primeiro ensinamento precioso que extraímos deste texto bíblico é que o fogo aparece quando oferecemos o sacrifício agradável a Deus. O texto afirma claramente isto: o fogo apareceu quando Neemias ofereceu o sacrifício. Ora, este sacrifício não é aquele de bodes e cordeiros dos quais Deus não necessita, mas o coração quebrantado, contrito e humilhado em Sua presença, o qual Ele jamais haverá de desprezar. Nosso sacrifício é, pois, penitência, mortificação, jejum, abstinência, esmola, retorno à Casa Paterna, conversão sincera, sede de Deus, pois o Pai está sempre a nos esperar. Significa dizer que para que haja a manifestação da glória e do poder de Deus em nossas vidas, é preciso apresentar-Lhe antes a matéria-prima, isto é, o nosso coração aberto, arrependido, dócil, o trono da nossa vida vazio para que Ele reine.
 
O texto também afirma que a chama foi escondida por sacerdotes piedosos no fundo de um poço seco. É possível que a chama do amor de Deus tenha sido escondida no fundo de um poço seco dentro de nossos corações diante dos exílios da vida – na Escritura trata-se de um exílio que durou cerca de 143 anos –, diante das distrações, cansaços, lutos, desilusões, decepções, ressentimentos, acomodação, indiferenças… Com efeito, tudo isso vai abafando a chama do amor em nossos corações a ponto de torná-la quase que imperceptível. 
 
Ao serem enviados para tentar recuperar o fogo sagrado, os descendentes dos sacerdotes só encontraram uma espécie de lama e não mais o fogo santo. Talvez também em muitos dos nossos corações já não haja mais fogo ou chama acesa, mas somente o lodo sob a forma de cansaço, desilusão, indiferença, acomodação, frieza, tibieza, incredulidade, etc.. Entretanto, à ordem de Neemias, tais sacerdotes “levantaram-se” e trouxeram aquele lodo mesmo, com o qual untaram a grelha e o animal do sacrifício. E o que aconteceu? Quando a luz do sol se pôs a brilhar, um grande fogo se acendeu e consumiu a oferta do sacrifício, maravilhando a todos. Devemos, pois, nós também “nos levantar” para apresentar ao Senhor nem que seja o lodo, a água espessa que trazemos hoje no coração, pois quando a luz do Sol da Justiça brilhar sobre este lodo, ele converterá lama em grande fogo novamente dentro de nós. É que não se trata de uma lama qualquer; mas uma lama fruto da nossa verdade apresentada a Deus, fruto do nosso arrefecimento, que pode, no entanto, ser convertida por Deus em chama bem acesa novamente.
 
Apresentemos, pois, a nossa verdade – por pior que possa ser – a Deus. Não há situações que Deus não possa restaurar, recriar, reconstituir. O Senhor nos convida a recomeçar com Ele, o Senhor nos chama a inaugurar um novo dia com a Sua graça, chama-nos de novo a um relacionamento fecundo e íntimo com Ele.
 
Aprendemos ainda que os descendentes dos sacerdotes foram obedientes ao envio de Neemias e, cheios de fé expectante, dirigiram-se até o poço em que o fogo santo havia sido depositado, já cientes de que ali só havia um líquido espesso, um lodo, uma lama. A este respeito São Paulo nos diz: “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, pois para se achegar a ele é necessário que se creia primeiro que ele existe e que recompensa os que o procuram” (Hb 11, 6). Diante da ordem de Deus “Levanta-te, recolhe os líquidos espessos da tua vida e unge com eles a matéria do sacrifício”, que sejamos obedientes à Sua voz. 
 
Que Maria Santíssima, Modelo de Obediência, interceda sempre por nós. 
 
Veni Sancte Spiritus!
 
 

Vinícius Rodrigues Simões

Presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL

G.O Jesus Senhor

 

Você também pode ouvir a carta. Dê o play no vídeo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.