Começou nesta quinta-feira (13) o Encontro Carismático Católico Latino-americano (ECCLA), que vai acontecer até domingo, dia 16. Com o tema “Por sua Misericórdia, 50 Anos vivendo um Novo Pentecostes”, cerca de 1.200 carismáticos da América Latina estão reunidos em Santo Domingo, a capital da República Dominicana, para celebrar oficialmente como continente o Jubileu de Ouro do Movimento no mundo, além de ser um momento de partilha com troca de experiências missionárias, espirituais, sociais e culturais das diferentes nações.

altO ECCLA é um evento que acontece a cada dois anos e é marcado por momentos de formação, oração e partilha sobre a vida do Movimento continental.  A primeira edição do encontro aconteceu em 1973, na Colômbia. O Brasil recebeu por três vezes o evento, nos anos de 1982, 1993 e 2007.

Em 2016, as pregações serão ministradas pela Presidente do ICCRS (Serviço para a Renovação Carismática Católica Internacional), Michelle Moran; também David Mangan, que foi um dos participantes do Retiro de Duquesne; Mons. Luis Morao, bispo da diocese de Chalatenango, em El Salvador e assessor eclesiástico do CONCCLAT (Conselho Católico Carismático Latino Americano); Padre Diego Jaramillo CJM, ex-diretor do ICCRS e uma das referências sobre Pentecostalismo Católico; entre outros palestrantes.

A programação do encontro traz um tema diferente para cada dia do evento. No primeiro dia (13), as reflexões foram voltadas para a “Experiência do Batismo no Espírito Santo”. Na sexta- feira (14), as meditações serão sobre a Vida no Espírito, com uma palestra sob o tema “Líderes guiados pelo Espírito Santo”, além de adoração ao Santíssimo Sacramento e testemunhos. O sábado será um dia reservado para os participantes refletirem a inspiração deste ano em preparação ao Jubileu de Ouro: “Espalhando a Chama”. No sábado haverá grandes momentos de louvor, com testemunhos, agradecimentos, adoração ao Santíssimo e oração de súplica por uma nova efusão do Espírito Santo para todo o continente Latino-americano.

Do Brasil, participam alguns membros da RCC, entre eles a presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, Katia Roldi Zavaris, que faz parte do comitê executivo do CONCCLAT; e o assessor do Brasil no CONCCLAT, Pe.  André Luiz Rodrigues, sacerdote da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ).

alt

Na fotografia estão David Mangan (um dos participantes do Retiro de Duquesne), Barbara (esposa de David), Michelle Moran (presidente do ICCRS) e Katia Roldi Zavaris (presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL).

Oremos por esse momento para que seja uma grande graça para a América Latina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.