Em outubro deste ano, acontecem em todo o Brasil eleições municipais. Durante o pleito, serão escolhidos os cidadãos que ocuparão os cargos de vereadores e prefeitos.

No ano de 2009, o Conselho Nacional da RCCBRASIL, através do Ministério Fé e Política, publicou uma instrução normativa a ser seguida pelos conselhos diocesanos, estaduais e nacional que regulamenta a ação do Ministério e da RCC durante as eleições.

Clique aqui e baixe a normativa.

Uma das decisões, sobre o processo de acompanhamento das eleições, decide que as metodologias a serem adotadas devem ser discernidas até o ano anterior ao pleito. Caso contrário, o processo de acompanhamento não pode acontecer.

Leia abaixo o texto completo da carta, redigida pelo coordenador nacional do Ministério Fé e Política, Sérgio Zavaris sobre o assunto:

 

Carta Aberta aos membros do Movimento

Amados irmãos em Cristo:

Com vistas ao constante aprimoramento das ações que norteiam os trabalhos desenvolvidos pelo Ministério de Fé & Política, em razão da complexidade dos problemas enfrentados em nosso país continental e face ao zelo para com as diretrizes estabelecidas por este Conselho, cumpre reafirmarmos a necessidade de rigorosa observância da Instrução Normativa nº 01/2009 para o pleito eleitoral em 2012.

Em especial, no que se refere aos prazos instituídos para o acompanhamento do processo eleitoral, salienta-se o que estabelece o artigo 4º: “Até o final do ano que antecede o ano de eleições, cada Conselho, através de discernimento, manifestará sua decisão para o período eleitoral seguinte. Tal decisão deverá ser registrada em ata assinada pelos conselheiros que estiverem presentes ao discernimento.”

Neste sentido, o conselho que não cumpriu tal determinação ainda em 2011 não poderá encaminhar processo de acompanhamento do pleito eleitoral, sob pena de comprometer os princípios fundamentais norteadores da ação do movimento: unidade, identidade e missão, conforme o I Fórum da RCC e traduzidos no artigo 6º da Instrução Normativa acima referida:

“Em conformidade com a vocação da RCC e todas as orientações estabelecidas no seio do Movimento, recomenda-se que as decisões tomadas em Conselho não sejam objetos tão somente de vontade humana, mas sim o resultado de oração, jejum, adoração, escuta e discernimento.
§ 1º Acima de tudo, recomenda-se prudência e responsabilidade para iniciar uma atuação no campo do apoio político.”

Lorena/SP, 25 de janeiro de 2012.

Reunião do Conselho Nacional

SÉRGIO CARLOS ZAVARIS
Coordenador Nacional do Ministério Fé e Política da RCCBRASIL

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.