Os participantes foram acolhidos pessoalmente na porta do auditório com o abraço da presidente do Conselho Nacional, Katia Zavaris, e do secretário geral, Onazir Conceição. Na recepção, foram distribuídas pastas contendo uma carta da presidente e materiais da RCCBRASIL.

Durante a oração inicial, foram proclamadas palavras de ciência e profecias de Deus que pediu que se combatesse a surdez e cegueira espiritual e que cada coordenador tivesse clareza da necessidade de mergulhar no Espírito Santo.

A fala de abertura do encontro com Katia Zavaris teve início com o relato de como foi a preparação para este retiro e a importância de que os coordenadores deixem que Deus conduza a RCC, sendo dóceis ao Espírito Santo. Ela recomendou que todos leiam o livro de Baruc, pois Deus tem falado que os servos não estão escutando a voz dEle.

Com o tema “Perfeitos na Unidade” (Jo 17, 22-23), Katia explicou que o Senhor promete a todos uma vida nova nesse encontro. Durante ainda sua pregação, cada coordenador recebeu uma rosa vermelha. “Enquanto eu rezava pelo encontro, o Senhor mostrava rosas vermelhas, Elas são símbolo do amor e da unidade, e vão lembrar que o Senhor morreu por cada um, mas foi por amor”.

“Você quer voltar ao primeiro amor?”. Com esta indagação, o coordenador da RCC RS, Paulo Mecabô, conduziu a pregação sobre o “Reencontrar-se com Deus”. Ele seguiu a reflexão com base em Ap 2, 2-5 e chamou a atenção para que cada coordenador retorne à vida de oração, em momentos específicos para isso, para além do “estou 24 horas em oração, mas não rezo meia hora por dia”.alt

Lembrou a importância de se rezar diariamente a oração de mobilização nacional da RCC. O tamanho da obra é de acordo com a sua oração. “Qual o tamanho da obra que você quer? Deus faz, mas quer que nós coloquemos o nosso máximo, não por obrigação. Você verá a grandeza de Deus no dia a dia, quando você reconhecer a grandeza dele. Não se esconda nos anos de experiência para relaxar na oração”.

A primeira Missa do Encontro foi presidida por Padre André e Padre João Paulo Veloso. Durante a homilia, padre Veloso lembrou que o grande objetivo desse retiro é que as lideranças se acheguem mais perto de Deus, para que assim cada coordenador consiga se aproximar mais dos irmãos. “Quantas vezes vamos para o labor sem ter conversado com Deus? Às vezes, os frutos não vêm porque não conversamos com o dono do nosso labor. Será que em nossos encontros não estamos falando demais e escutando de menos? Quanto tempo vocês gastam nas reuniões cotidianas para a oração e escuta, antes de entrar na pauta?”. Nosso relacionamento com Deus deve ser a prioridade das nossas vidas, e isso se consegue com a oração.

RCC Distrito Federal

O Encontro para coordenadores diocesanos acontece de hoje, 01 de maio a 04 de maio, domingo, na Casa de Retiros Divino Paraíso, na região do Gama/DF. A organização do Encontro é apoiada pela coordenação e servos da RCC DF e seus coordenadores de setor participam do evento. O Ministério Jovem disponibilizou onze servos para a Acolhida e o Ministério de Música Luz das Nações também da RCC DF anima os quatro dias de atividades do Encontro.

Além disso, a Livraria da RCC DF disponibiliza os diferentes materiais de formação e também vai produzir CDs de todas as pregações do Encontro. A cobertura completa está sendo apoiada pelo Ministério de Comunicação Social da RCC DF.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.