A pregação de Vinícius Simões abriu a segunda parte da tarde de formação desse sábado no ENF 2015, abordando o tema “Perseveraram eles na Doutrina dos Apóstolos”.
“Aconteça o que acontecer, permaneça na doutrina dos apóstolos”, dessa forma Vinícius iniciou a pregação. E continuou: “os ensinamentos dos apóstolos são ensinamentos que nos levam ao céu, qualquer um que venha ensinar qualquer outra doutrina que não venha deles deve ser ignorado”.
Falando um pouco mais sobre o Espírito Santo afirmou que dois de seus frutos poderosos é a formação e a perseverança. E para exemplificar o processo de formação católica, destacou a catequese dizendo que ela é “uma missão da Igreja”. E reforçou, “é necessário amar com zelo os ensinamentos da Igreja, pois ela existe para proclamar a verdade da fé”.
Revelou que a ação do Espírito Santo impele a busca por essa verdade de fé e citando Bento XVI, disse: “quanto mais eu me aprofundo na fé, mais eu conheço Jesus”. É necessário se desfazer das acomodações para buscar a formação. Aprofundem-se na doutrina dos apóstolos, na doutrina Igreja!”, exclamou ele.
Ainda a respeito da formação, disse que ela é a graça e a ação do Espírito Santo. “É por meio dela que o nosso caráter se molda ao de Cristo”. O pregador também afirmou que quanto mais se reza, mais se aprofunda nas coisas de Jesus, e é assim que nos libertamos das coisas do mundo. Vinícius completou explicando que a formação age como um poderoso processo de cura e libertação.
“Quanto mais nos aprofundamos, mais longe vamos em nossa missão. Pois não nos basta apenas a vontade, é necessária a formação. E para isso o Espírito Santo nos ensina e nos recorda, nos faz praticar aquilo que foi teórico”, ressaltou.
Para concluir, o pregador aconselhou que ninguém deve ficar sem formação e usando as palavras de São João Paulo II disse: “a formação não é um privilégio para poucos, mas um direito e dever de todos”. E por fim reforçou: “crescei na graça e no ensinamento de Jesus, pois quanto mais o conhecemos mais o amamos”.