A última pregação do ENF 2023 foi ministrada por frater Lucas Evangelista, diretor da Escola Nacional de Líderes e Missionários da RCC do Brasil. Em sua fala, o religioso recordou a história da Renovação levando os participantes a contemplarem a graça que é o Movimento para suas vidas.

Frater Lucas iniciou dizendo que só se ama aquilo que se conhece, por isso retomar a história da RCC é “confirmar e reconfirmar nosso amor pelo Movimento que Deus usou para nos resgatar”!

Dizendo que “voltar às origens da RCC é sempre voltar ao Cenáculo”, o pregador passou a aprofundar os primeiros versículos do capítulo 2 de Atos dos Apóstolos. Citando o trecho “estavam todos reunidos” (cf. At 2,1), afirmou que: “O alvorecer missionário da Igreja começa justamente com todos reunidos! E estavam reunidos em torno de uma expectativa! Obedecendo a Jesus, permanecem em Jerusalém, na expectativa do cumprimento da promessa que o Senhor fizera: “Descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força”.

Prosseguindo o versículo, o pregador destacou o termo: “de repente” (cf. At 1, 2) e ressaltou: “’De repente’ aparece por três vezes nos Atos dos Apóstolos: em Atos 2,2; no momento em que Paulo fica cego (cf. Atos 9) e quando um terremoto abala o cárcere de Paulo e Silas (cf. Atos 16)”.

“Havia uma expectativa de Paulo em viver o que era correto e uma expectativa da Igreja que rezava pelos perseguidores e, ‘de repente’, o Senhor intervém com uma grande luz, que cega as “seguranças” de Paulo”, acrescentou frater Lucas.

Depois dessa reflexão, o religioso passou a recordar a história da RCC. Começando por Beata Elena Guerra que pediu a Papa Leão XXIII “que a Igreja desse uma atenção maior ao Espírito Santo”, passando pelo entoar do Veni Creator Spiritus no início do século XX e chegando aos EUA com os estudos dos livros “A Cruz e o Punhal” e “Eles falam em outas línguas”.

Em seguida, o frater contou sobre o retiro de Duquesne: “Naquela noite, pela soberana vontade do Senhor, cerca da metade dos estudantes ali presentes, foram atraídos à capela e foram batizados no Espírito Santo! E agora vem o “de repente” que mudou a nossa história. (…) O mais importante, dali, daquela pequena capela, é que brotam Grupos de Oração renovados no poder do Espírito Santo. (…) E desde então, em cada Grupo de Oração, Ele (o Espírito Santo) não deixa de se renovar! Porque o Grupo de Oração é a porta aberta do Cenáculo, que ninguém pode fechar”.

Ao concluir a pregação, frater Lucas Evangelista afirmou que “nós não contamos a história da RCC colocando um ponto final, mas contamos dando continuidade para que o Espírito Santo continue agindo em nosso meio”.

“Saiamos daqui com essa expectativa de que sempre o Espírito Santo se renove em suas maravilhas! Não se trata de sermos revolucionários, mas sim de deixar o mover do Espírito se renovar, como dizia Mons. Afonso Jaramillo: ‘RCC é fazer novo, de novo aquilo que já foi novo’. Permitamos que o ‘de repente’ do Espírito aconteça em nossos grupos! Começando por agora!”.

Após a pregação, frater Lucas convidou todo o Conselho Nacional ao palco para juntos orarem pedindo o Batismo no Espírito Santo.

alt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.